3/12/2014 15:17
Willian espera Cruzeiro mais maduro e reforçado para a Libertadores 2015
Atacante quer conquistar a competição pela segunda vez, a primeira pelo time mineiro
Willian espera por um Cruzeiro reforçado em 2015 (Foto: Tarcísio Badaró)
Apenas quatro jogadores no atual elenco do Cruzeiro sabem o gosto de se ganhar uma Taça Libertadores. Um deles é o atacante Willian, campeão com o Corinthians, em 2012. O ano de 2015 nem começou, mas a conquista da América na próxima temporada já é um sonho vivo na mente dos cruzeirenses. E o caminho começou a ser decidido na terça-feira, quando foram sorteados os confrontos. Mas, talvez, só a qualidade do campeão dos últimos dois Brasileirões não seja suficiente. É preciso saber jogar a Copa. E talvez não seja com a mesma fórmula que fez a Raposa atropelar nos últimos dois nacionais.
Willian entende dessa maneira. Na avaliação dele, os jogos de Libertadores têm características particulares, principalmente quando a se chega à fase decisiva. Os dois títulos brasileiros consecutivos mostraram que o atual elenco celeste sabe jogar (e muito) campeonatos de pontos corridos. A Libertadores do próximo ano será mais uma prova para equipe de Marcelo Oliveira.
- Acho que temos de nos preparar melhor no sentido de viver aquela competição. Temos uma forma de jogar que é muito intensa. Acho que no Brasileiro, nos pontos corridos, ela favorece muito, a gente joga da mesma forma dentro e fora de casa. Assim, conseguimos ter uma regularidade muito boa. Mas nessas competições de mata-mata temos que ser mais inteligentes.
O Cruzeiro foi o time brasileiro que mais avançou na Libertadores 2013, mas ficou pelo caminho antes do esperado. Além disso, sofreu muito na fase de grupos, só conseguindo classificação no último jogo, tendo que buscar uma vitória fora de casa. No mata-mata, caiu nas quartas de final para o San Lorenzo, que viria a ser o campeão.
- Acho que a gente perdeu para o campeão, mas a gente espera mais, de poder ir mais adiante. Mas o futebol é jogado, dentro de campo, não somente analisando a força do elenco. O San Lorenzo é forte e tem esse algo a mais na competição. Acho que eles conseguiram fazer um bom jogo lá, e a gente aqui pecou um pouco no sentido de ter tomado o gol.
Willian espera um Cruzeiro mais maduro em 2015, e acredita que essa maturidade será algo fundamental para as pretensões celestes.
No Corinthians a gente tinha um grupo bem maduro, acho que mais que hoje. Mas temos tudo para fazer uma Libertadores melhor que foi este ano. No geral, acho que, mesmo o grupo sendo mesclado, de juventude e experiência, no ano que vem vai precisar de um pouco mais de maturidade para, quando estiver ganhando o jogo, saber administrar o resultado, prender a bola. Nossa equipe não tem tanto isso.
Reforços
Experiência é algo, inclusive, que o Cruzeiro levará em consideração na formação do plantel para 2015. O técnico Marcelo Oliveira falou no desejo de contar com jogadores com maior liderança dentro de campo. Willian acredita que pode ser um bom caminho. Quem sabe, na próxima temporada, ele, Bruno Rodrigo, Tinga e Ceará não terão companheiros que também já levaram a Libertadores?
- O Cruzeiro, junto com a diretoria e o Marcelo, deve ter perdas de atletas. Devem chegar outros também. Espero que o Cruzeiro possa se fortalecer e estar mais preparado ainda para essa competição.
3528 visitas - Fonte: Globo Esporte