Fotos: Cruzeiro/Divulgação
Os fisioterapeutas, preparadores físicos e fisiologistas do Cruzeiro participaram, nesse fim de semana, de um curso sobre o Sistema de Movimento Funcional (FMS - Functional Movement Systems), na Toca da Raposa II. O principal objetivo do encontro, ministrado pelo preparador físico da Seleção Brasileira masculina de basquete, Adriano Bellintani Tambosi, foi a transmissão de conhecimento aos profissionais do Clube acerca desse método acessório de retreinamento do padrão motor dos atletas.
O FMS consiste em uma avaliação individual com o intuito de direcionar um treino específico para cada jogador, o que potencializaria a capacidade física dos mesmos e os protegeriam de algumas possíveis lesões. No primeiro momento, detectam-se as limitações articulares - ligadas à mobilidade - e, posteriormente, as musculares – ligadas à flexibilidade.
Após detectada as deficiências, é elaborado um programa que visa a melhora da mobilidade básica para um determinado movimento. Na sequência, são feitos exercícios com o objetivo de controlar as posturas das posições inicias e finais de um gesto padrão motor. Por fim, se faz uma interação dos dois itens anteriores (mobilidade e estabilidade) visando à melhora da eficiência da coordenação motora.
A partir do próximo ano, o Maior de Minas utilizará esse método na avaliação de seus atletas, tanto nos profissionais, quanto nas categorias de base. A instalação dessa metodologia tem como meta principal o aprimoramento do desempenho e a diminuição das lesões entre os jogadores.
Um dos preparadores físicos da Raposa, Eduardo Freitas, participou do curso e acredita que os conhecimentos adquiridos serão muito úteis na preparação dos cruzeirenses para as próximas temporadas.
“O curso foi muito bem ministrado e proveitoso. Uma nova metodologia com critérios bem estabelecidos e uma sequência lógica das propostas. Novas tendências que poderão e muito nos auxiliar na melhoria da performance de nossos atletas. Sempre pensando na qualidade do movimento, a fim de que os atletas respondam de forma eficiente aos estímulos que lhes são dados”, avaliou.
(Este material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem citar o Site Oficial do Cruzeiro como a fonte da informação.)