Em 2012, mostrei aqui no BRASIL MUNDIAL FC a coleção de minicraques do carioca Pedro Igor Moreira: além de comprar as miniaturas de jogadores produzidas na Europa, ele encomendava a artistas estrangeiros a fabricação de bonecos próprios, modificando os rostos e uniformes para parecer craques que ainda não tinham versões oficiais.
A brincaderia de Pedro ficou séria e quem ganha com isso são os colecionadores brasileiros, que poucas vezes tiveram a oportunidade de comprar produtos oficiais com a camisa de seus clubes: o empresário assinou contrato com alguns ídolos dos maiores clubes do Brasil e lançou a marca "Mini-Ídolos". O resultado é impressionante, com qualidade e detalhes que deixaram os bonecos muito parecidos com os jogadores escolhidos.
A empresa começou a vender neste sábado as miniaturas de nomes como Fernandão (Internacional, com direito a uma referência à taça do Mundial de Clubes de 2006), Hugo de León (Grêmio, com a cabeça sangrando como na histórica foto após o título da Libertadores de 1983), Neto (Corinthians, comemorando um golaço que marcou no Maracanã), os ex-laterais Júnior e Leandro (Flamengo, usando a camisa branca do título mundial de 1981), Figuereoa (Inter), o ex-goleiro Ronaldo (Corinthians), Raí (São Paulo), Juninho Pernambucano (Vasco) e o Rei Pelé (Santos).
Enquanto os tradicionais minicraques europeus têm cerca de 7 ou 5 centímetros de altura, os "Mini-Ídolos" possuem 12 centímetros. A venda é feita pelo site oficial da empresa e cada boneco custa R$ 99,90. Confira as imagens da primeira coleção lançada:
Pelé (Santos) e Raí (São Paulo)
Junior e Leandro (Flamengo)
Fernandão e Figueroa (Internacional)
Ronaldo e Neto (Corinthians)
Hugo de León (Grêmio) e Juninho Pernambucano (Vasco)