Torcida do Cruzeiro será maioria no Mineirão na decisão desta quarta-feira, pela Copa do Brasil (Foto: Douglas Magno)
O maior efetivo já utilizado em uma partida de futebol. Com esse discurso, a Polícia Militar definiu os últimos detalhes do esquema de segurança para a segunda partida da final da Copa do Brasil entre Cruzeiro e Atlético-MG, no Mineirão. Cerca de três mil homens estarão envolvidos na segurança da partida dentro e fora do estádio. A preocupação maior da PM é em relação aos 1.813 atleticanos que deverão acompanhar a partida no Gigante da Pampulha, e a orientação é que não utilizem camisas alusivas ao time alvinegro antes de entrar para as arquibancadas.
Como a torcida do Cruzeiro será maioria, dos quase 60 mil presentes no jogo desta quarta-feira, a preocupação maior fica por parte dos atleticanos. A torcida alvinegra que for ao estádio terá necessariamente que se concentrar no Mineirinho, onde serão escoltados pela rampa de integração na esplanada do Mineirão, até o portão A. Só terão acesso à esplana aqueles que estiverem com ingresso.
A orientação da polícia é de além de não usar a camisa do clube nos arredores do estádio, que os atleticanos cheguem ao Gigante da Pampulha pela orla da Lagoa da Pampulha, até chegarem ao Mineirinho. A partir disso, o trajeto até a entrada do Mineirão não terá contato visual com torcedores do Cruzeiro, já que tapumes e gradeados serão instalados durante o percurso.
No Mineirão, seja em seu interior, ou na esplanada, o número de policiais que auxiliaram a segurança privada, gira em torno de 600. Em relação à saída das torcidas, a decisão de qual deixará o estádio primeiro, irá depender do desfecho da partida, sendo que a tendência, é de que a torcida do time perdedor deixe o estádio primeiro, enquanto a campeã comemora.
Região do Mineirinho será local de concentração dos atleticanos (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)
Transporte
Os atleticanos que usarem o transporte público terão a disposição três ônibus coletivos, que sairão da Praça da Estação e serão escoltados pela polícia até o interior do Mineirinho. Os que preferirem ir de carro poderão usar o estacionamento do Mineirinho, que será de uso exclusivo dos atleticanos.
Segundo a Coronel Cláudia Romualdo, chefe do policiamento na capital, outro acontecimento que exigirá atenção especial será o realizado no Independência, onde torcedores poderão acompanhar a partida por meio telões que serão instalados no Horto.
- Estamos tratando o evento no Independência, como se estivesse acontecendo o jogo lá - afirmou a coronel.
Atenção
Outros lugares que despertam a preocupação dos comandantes, são os tradicionais pontos de comemoração dos times, como a da região Savassi e o centro da cidade, locais em que o policiamento será reforçado. O coronel Ricardo Machado, chefe do Batalhão de Eventos, não acredita em muitos incidentes durante o clássico.
- Agiremos dentro do limite da lei. Não vamos fraquejar ,agir de maneira passiva, e permitir que um pequeno grupo de torcedores estrague o espetáculo.