logo

25/11/2014 18:04

Goulart e Ribeiro são decisivos em quase metade dos gols do campeão

Dupla dinâmica: gols, assistências ou as duas coisas juntas rendem 44% dos gols do Cruzeiro no Brasileiro. Meias vão juntos à Seleção e moram no mesmo condomínio

Goulart e Ribeiro são decisivos em quase metade dos gols do campeão
Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart vão juntos para a seleção brasileira (Foto: Divulgação Cruzeiro)

O Cruzeiro fez 64 gols até se tornar o campeão brasileiro de 2014. À sucessão de vitórias, levou a marca de um time firmado em bases coletivas – um elenco harmônico, repleto de opções. Mas a engrenagem celeste passa muito pela sintonia de duas peças em particular. Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro foram responsáveis, ou com gols, ou com assistências ou com as duas coisas juntas, por 44% das bolas que o time estrelado colocou nas redes rivais.

Eles se completam. Ricardo Goulart é o goleador; Éverton Ribeiro, o assistente. Um lidera a lista de artilheiros do Campeonato Brasileiro, com 15 gols; o outro tem a ponta da relação de assistências, com dez passes decisivos.

Cinco gols tiveram protagonismo total da dupla: quatro com gols de Goulart em passes de Ribeiro e um com gol de Ribeiro em passe de Goulart. Outros 28 tiveram a participação de pelo menos um deles na assistência ou na conclusão final. A vitória de 2 a 1 sobre o Goiás, que sacramentou o título, foi emblemática: cada um deles fez um gol.

Os jogadores formam a dupla dinâmica do campeão. Têm forte sintonia dentro e fora de campo. Chegaram quase juntos ao clube e com status parecidos: vistos como atletas com potencial de crescimento. Passados quase dois anos, provaram que a aposta não poderia ser mais acertada. Não por acaso, foram chamados juntos por Dunga para defender a seleção brasileira depois do fracasso do Brasil na Copa do Mundo. Viraram uma espécie de símbolo da renovação no quadro nacional.

E símbolos de um Cruzeiro campeão. Goulart enche o colega de time de elogios. Destaca sua capacidade nas assistências – e lembra que ele também pode ter faro de gol.

- Acho que cada jogador tem sua importância no elenco, e a força de todos juntos faz do nosso time vencedor. O Éverton é um jogador de muita qualidade, que dá muitas assistências e nos ajuda demais. Também faz seus gols, como foi nos últimos dois jogos. Não é por acaso que chegou à Seleção. São dois anos já jogando ao lado dele, é um amigo dentro e fora de campo, e esperamos poder ainda dar muitas alegrias aos cruzeirenses e aos brasileiros.

A parceria entre os dois não é restrita aos limites do campo. Estão sempre juntos nos treinos, nas concentrações. E em casa. Moram no mesmo condomínio em Belo Horizonte. Suas esposas são amigas pessoais também.

- Sempre estamos um na casa do outro, nossas mulheres são amigas e em campo dá muito certo. Ele é um cara que se posiciona muito bem na área, eu consigo dar os passes e, por nossas características, um consegue ajudar o outro. Até mesmo na Seleção fomos juntos. É uma parceria muito boa. Temos entrosamento e fica mais fácil. Às vezes, conversamos em campo sobre o que dá para fazer, se vai ser um-dois, ou driblar e lançar...

Sintonizados

Ricardo Goulart deu passe para o gol de Éverton Ribeiro no triunfo de 3 a 1 sobre o Vitória, na décima rodada. Foi um lançamento em profundidade, pelo meio, que o camisa 17 emendou de canhota, forte.

Mas a parceria fluiu mais ao contrário: com Ribeiro acionando Goulart. Foi assim na vitória de 3 a 2 sobre o Coritiba (Goulart começa a jogada depois de receber de Fábio e parte em disparada para receber dentro da área), nos 3 a 0 contra o Flamengo (uma tabela impressionante em que novamente o meia invade a área para completar), na goleada de 5 a 0 sobre o Figueirense (arrancada e cabeceio) e na derrota de 3 a 2 para o Atlético-MG (disparada de Ribeiro pela direita e passe rasteiro para o colega completar quase dentro do gol).

A fluência entre eles parece ter aumentado este ano. Em 2013, já rendeu bons frutos, tanto que Éverton Ribeiro foi o craque do Brasileirão. E está entre os mais cotados para repetir o feito em 2014. Concorrendo, claro, com o próprio Goulart – que cresceu muito na reta final da competição, com quatro gols nos últimos quatro jogos.

1665 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 - -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 16:00 - Alfredo Jaconi
0 X 1
Juventude
Cruzeiro