23/11/2014 19:12
Mineirão ajuda a reerguer futebol mineiro e vira a 'casa da volta olímpica'
Mineirão mais uma vez viu um título e virou a 'casa da volta olímpica'
Foram dois anos e meio de portas fechadas. Foram dois anos e meio em que os mineiros não puderam ver futebol no principal palco do estado. Foram dois anos e meio em que Cruzeiro e Atlético-MG não conseguiram levantar nenhum troféu que não fosse de âmbito regional.
O dia 3 de fevereiro de 2013, porém, deixou tudo isso para trás. E hoje, em novembro de 2014, o Mineirão se tornou de vez a ‘casa da volta olímpica' do futebol brasileiro.
Desde a reabertura do Gigante da Pampulha, nenhum estádio brasileiro viu mais comemorações de títulos. E o papel do Mineirão no ressurgimento de Atlético e, principalmente, Cruzeiro não pode ser ignorado.
Quando o estádio foi fechado para as obras da Copa do Mundo, em junho de 2010, os dois times sentiram muito a falta de uma casa. O Cruzeiro, que estava no topo da tabela, muitas vezes reclamou de ter que viajar mesmo quando tinha que jogar em casa. Já o Atlético-MG sequer conseguiu chegar na parte de cima e se preocupou mais com o rebaixamento que com o título.
O ano seguinte foi de completa decadência. Sete Lagoas e Uberlândia abrigaram os dois times, mas nunca foram a casa de nenhum deles de verdade. Como consequência, ambos lutaram contra a degola. O Atlético-MG se salvou na penúltima rodada. O Cruzeiro, na última, com direito a goleada história justamente contra o arquirrival.
A história do Atlético mudou quando o time achou uma nova casa. No também reformado Independência, o time alvinegro terminou com o vice-campeonato em 2012. O Cruzeiro seguiu peregrinando e ficou apenas em nono.
No ‘Horto', o Atlético ganhou um mantra e uma aura de invencibilidade. Mas seria no Mineirão que o time se consagraria. Após campanha brilhante, o título da Libertadores veio cheio de emoção em um Gigante da Pampulha lotado.
No fim do ano, foi a vez do Cruzeiro comemorar. Bem verdade que o jogo do título foi longe, em Salvador, mas a comemoração, claro veio com um abraço da China Azul em um Mineirão lotado. E se não viram o título de perto em 2013, os cruzeirenses puderam comemorar com seus ídolos o bicampeonato deste domingo.
No total, já são três voltas olímpicas no Mineirão - além das duas no Campeonato Mineiro, no ano passado e neste. E mais uma virá na quarta, na final mineira da Copa do Brasil.
Só o Maracanã consegue chegar perto de tantos títulos no mesmo período de tempo. E isso porque o principal templo do futebol brasileiro foi palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Envolvendo apenas times, o Maracanã só viu uma conquista: a do Flamengo na Copa do Brasil de 2013.
1701 visitas - Fonte: ESPN