logo

19/11/2014 08:36

Atacantes do Cruzeiro podem se eternizar na história do clube

Time está perto de conquistar mais um título e tem candidatos a herói, como Zinho em 2003 e Willian, Júlio Baptista e Ricardo Goulart no ano passado

Atacantes do Cruzeiro podem  se eternizar na história do clube
Em campeonatos disputados no sistema de pontos corridos é óbvio dizer que todos os jogos têm o mesmo valor. Mas alguns são mais importantes que outros, entrando para a história - e não saindo da memória do torcedor. Os motivos estão relacionados à rivalidade do jogo, ao momento do campeonato em que ele é disputado ou ao que ocorre dentro de campo. O que vale, também, para quem balança a rede nestas pequenas ‘decisões’. Os gols marcados em partidas consideradas vitais ao longo do Brasileirão se tornam inesquecíveis.

Nas conquistas dos dois títulos do Cruzeiro na era de pontos corridos vários jogos tiveram status de ‘finais antecipadas’. Nestas decisões, alguns jogadores eternizaram-se nas páginas heroicas e imortais do clube azul, ao marcar os gols que concretizaram as conquistas. A campanha deste ano também já teve momentos inesquecíveis. E, às vésperas de mais um título, a torcida vive a expectativa do tetra - como, também, de quem será o responsável pela comemoração.

O GloboEsporte.com relembra os heróis dos títulos passados e aposta em quem são os candidatos na campanha deste ano.

2003 - BRIGA COM O SANTOS

O Campeonato Brasileiro de 2003 foi polarizado entre Cruzeiro e Santos - a Raposa venceu os dois confrontos entre eles. Ambos foram tratados como finais antecipadas à época porque colocaram frente a frente os dois melhores times da competição. Na Vila Belmiro, 2 a 0, gols do colombiano Aristizábal e Mota. No Mineirão, 3 a 0, gols de Aristizábal (2) e Felipe Melo. O jogo contra o Atlético-MG também foi marcante porque a vitória por 1 a 0, gol de Mota, fez com que o Cruzeiro abrisse 12 pontos de vantagem em relação ao Santos, vice-líder, que havia empatado com o São Caetano no dia anterior.

A torcida do Cruzeiro também não se esquece do jogo contra o Paysandu, que valeu o título brasileiro de 2003. Os gols marcados por Zinho e Mota fazem parte da memória do cruzeirense e, até hoje, são vistos e revistos. Zinho, que conquistou cinco taças do Brasileirão e hoje é dirigente do Santos, não se esquece do gol e da campanha de 2003.
- Marcou a minha historia, sem dúvida. E eu ainda fiz o gol no jogo que decretou a conquista contra o Paysandu. O Cruzeiro de hoje tem uma equipe qualificada, talvez não tão forte quanto a de 2003, mas hoje é apontada como a melhor do Brasil, compara Zinho.

2013 - VÁRIAS "FINAIS"

Em 2013, o Cruzeiro teve pelo menos quatro jogos com o status de final antecipada. Pela 22ª rodada, enfrentou o Botafogo, no confronto entre líder e vice-líder. A vitória por 3 a 0 teve como heróis Nilton e Júlio Baptista, que marcou duas vezes. Na 32ª rodada, o Cruzeiro venceu o Santos, por 1 a 0, gol de Éverton Ribeiro, num jogo que abriu para 13 pontos a vantagem sobre o vice-líder Atlético-PR. Uma rodada depois, a partida que teve comemoração antecipada, apesar de ainda não ter valido a taça: 3 a 0 sobre o Grêmio, com gols de Borges, Willian e Ricardo Goulart, que deixaram o título pertinho da Toca II. A conquista foi confirmada na 34ª rodada, em Salvador. O triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória fizeram com que Willian, Júlio Baptista e Ricardo Goulart entrassem definitivamente para a história da Raposa.

Júlio Baptista, que marcou no jogo que valeu a troféu, lembra que, ano passado, os gols importantes foram bem divididos entre os atacantes cruzeirenses.

- Os gols foram feitos pela maioria dos jogadores que estavam jogando, e eu acabei atuando em alguns jogos importantes. Fiz gols importantes, mas não sei te falar quais jogadores fizeram mais gols em jogos importantes. Acredito que pelo menos em um jogo eu acabei sendo fundamental para o título do ano passado, avalia Júlio Baptista.

2014 - INTER, O RIVAL

Este ano, a regularidade do Cruzeiro foi ainda mais intensa que a do ano passado. O time perdeu poucos pontos para a turma que está na parte debaixo da tabela e as derrotas para alguns rivais diretos na briga do título, como São Paulo, Corinthians e Atlético-MG não pesaram tanto. As “finais antecipadas” de 2014 foram apenas duas, ambas contra o Internacional. O jogo do primeiro turno foi em Caxias do Sul e o time gaúcho era apontado como um dos grandes favoritos ao título. O Cruzeiro não tomou conhecimento do Colorado e venceu por 3 a 1, gols de Ricardo Goulart, Willian e Marcelo Moreno. No returno, a partida colocou frente a frente líder e vice-líder e, mais uma vez, a Raposa se deu melhor. Diante de 50 mil pessoas, venceu por 2 a 1, gols de Marcelo Moreno e Marquinhos, e ampliou a distância na ponta da tabela.

O HERÓI DA VEZ

São vários os candidatos a herói do título brasileiro deste ano, se o Cruzeiro confirmá-lo, é claro. Pelo menos oito jogadores atuam são os mais assíduos, já que atuam avançados. Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, Willian, Marquinhos, Júlio Baptista, Marcelo Moreno, Borges e Dagoberto podem, mais uma vez, gravar o nome na história do Cruzeiro. Para Júlio Baptista, não importa quem fizer o gol do título, mas sim que a Raposa fique mesmo com o tetracampeonato.

- A gente quer que isso aconteça isso o mais rápido possível. Ainda mais se for fazendo o gol que nos der possiblidade de ganhar o título. Vai ser melhor ainda. Porque eu sou prova da confiança do trabalho que vem sendo feito, ficaria muito mais feliz por aproximar mais ainda esse título da nossa torcida.
Relembre os jogos marcantes dos dois títulos do Cruzeiro na era dos pontos corridos e na campanha deste ano:

"Finais" de 2013
- Santos 0 x 2 Cruzeiro (8ª rodada): líder x 3º colocado (jogo entre os times mais fortes da competição). Gols de Aristizábal e Mota
- Cruzeiro 3 x 0 Santos (31ª rodada): líder x vice-líder. Gols de Aristizábal (2) e Felipe Melo
- Atlético-MG 0 x 1 Cruzeiro (36ª rodada): clássico no qual o Cruzeiro abriu 12 pontos sobre o Santos. Gol de Mota
- Cruzeiro 2 x 1 Paysandu (44ª rodada): jogo do título. Gols de Zinho e Mota

"Finais" de 2013
- Cruzeiro 3 x 0 Botafogo (22ª rodada): líder x vice-líder. Gols de Nilton e Júlio Baptista (2)
- Santos 0 x 1 Cruzeiro (32ª rodada): jogo no qual o Cruzeiro abriu 13 pontos sobre o vice-líder. Gol de Éverton Ribeiro
- Cruzeiro 3 x 0 Grêmio (33ª rodada): líder x 3º colocado. Gols de Borges, Willian e Ricardo Goulart - Vitória 1 x 3 Cruzeiro (34ª rodada): jogo que confirmou o título. Gols de Willian, Júlio Baptista e Ricardo Goulart

“Finais” de 2014
- Internacional 1 x 3 Cruzeiro (7ª rodada): jogo contra um dos times mais fortes da competição. Gols de Ricardo Goulart, Willian e Marcelo Moreno
- Cruzeiro 2 x 1 Internacional (26ª rodada): líder x vice-líder. Gols de Marcelo Moreno e Marquinhos
- Grêmio x Cruzeiro (35ª rodada)
- Cruzeiro x Goiás (36ª rodada)

5964 visitas - Fonte: Globoesporte.com




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro