Arena do Grêmio receberá um grande público na quinta-feira em jogo tratado como uma decisão
O Grêmio, adversário do Cruzeiro na quinta-feira, em Porto Alegre, é o time de melhor aproveitamento no returno do Campeonato Brasileiro, com 29 pontos somados em 15 rodadas: 64,44%. Foram oito vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas no período.
O Cruzeiro, por sua vez, é o quinto no segundo turno, com 27 pontos e 60% de rendimento.
O crescimento do time gaúcho na competição está diretamente ligado à chegada de Luiz Felipe Scolari. Antes dele, o time era o 11º colocado do Brasileiro, com 19 pontos em 13 partidas (48,71%). Com o ex-técnico da Seleção Brasileira, o Tricolor somou 41 pontos em 21 jogos e teve aproveitamento de 65,08% (12 vitórias, quatro derrotas e cinco empates).
Curiosamente, na ‘era Scolari’, Grêmio e Cruzeiro têm campanhas idênticas: 41 pontos. A diferença é que o clube mineiro marcou 31 gols e sofreu 21, tendo saldo de dez. Por sua vez, os gaúchos fizeram 23 e levaram apenas nove, com saldo superior de 14.
Apenas o São Paulo foi superior aos dois na ‘era Felipão”, que leva em conta os últimos 21 jogos, com 45 pontos somados e 71,43% de rendimento.
Clima de final
O meia-atacante gremista Dudu, ex-Cruzeiro, diz que o elenco tricolor trata a partida de quinta-feira como uma decisão. A vitória colocará os gaúchos mais próximos da Copa Libertadores. "O Cruzeiro é um clube que tenho um carinho enorme. Deixei amigos lá em Belo Horizonte. Só que agora defendo o Grêmio e vou lutar até o final pela vitória. O resultado positivo é uma obrigação para gente. Seja com gols ou assistências, minha ideia é sempre ajudar o time com muita dedicação nos jogos, porque dependemos apenas de nós para alcançarmos o objetivo".