Em 2013, Cruzeiro foi campeão na 34ª rodada, após vencer o Vitória Foto: Mauricio Paulucci
Com apenas quatro rodadas para o fim do Brasileirão, o torcedor do Cruzeiro está ansioso para soltar o grito de "campeão". Com 96% de chance de conquistar o título do campeonato segundo o matemático Tristão Garcia, a Raposa pode comemorar o título já no próximo domingo. Isso porque, com o adiantamento da partida do São Paulo com o Internacional pela 35ª rodada, o time de Marcelo Oliveira precisa manter a diferença de sete pontos para o Tricolor ao fim da 36ª rodada, que acontece no domingo, quando enfrenta o Goiás, no Mineirão.
Antes disso, porém, o Cruzeiro enfrenta o Grêmio fora de casa nesta quarta-feira. E o confronto será decisivo para saber que combinação de resultado precisa para conquistar o título antecipado. Para não depender de torcida contra o São Paulo, só há um caminho: vencer o Grêmio e o Goiás. Caso isso não aconteça, há combinações que ainda assim podem levar a Raposa ao título, ainda que perca seu próximo compromisso. Confira as possibilidades abaixo, levando em consideração o resultado contra o time gaúcho.
VITÓRIA CONTRA O GRÊMIO
Caminho é mais fácil com vitória sobre o Grêmio (Foto: Jefferson Bernardes/ Agência Preview)
Derrotar o Grêmio em sua própria arena não é uma tarefa das mais fáceis. Porém, caso o Cruzeiro consiga superar o adversário desta quarta-feira fora de casa, ficará muito próximo do título com 73 pontos na tabela. Isso porque abriria sete de vantagem para o São Paulo a apenas três rodadas do fim. Desta forma, a Raposa poderia somar no máximo um ponto e o Tricolor vencer todos, conquistando nove pontos, para ultrapassar o rival na luta pelo caneco. Caso o Cruzeiro empate dois jogos, o São Paulo precisaria somar nove pontos e ainda tirar a diferença de saldo de gols (27 a 19 no momento).
Ainda assim, haveria uma possibilidade do São Paulo ser campeão sem conquistar três vitórias. Em caso de o Cruzeiro perder todos os jogos até o fim, o Tricolor poderia vencer dois e empatar um, chegando aos mesmos 73 pontos do rival, porém, teria que tirar a diferença de saldo.
Haveria então os seguintes cenários para o título do Cruzeiro: uma vitória contra o Goiás, domingo, no Mineirão, garante o caneco, já que ele não teria como ser alcançado, com ao menos sete pontos de vantagem sobre o São Paulo. O empate garante o Brasileirão à Raposa caso o Tricolor empate ou perca para o Santos. Se perder, apenas a derrota do time paulista para o Peixe garante o título matematicamente.
EMPATE COM O GRÊMIO
São Paulo é o único que ainda pode tirar o título do Cruzeiro no Brasileirão (Foto: Marcos Ribolli)
Se conquistar a igualdade com o rival de quarta-feira, o Cruzeiro chegará aos 71 pontos na competição contra 66 do São Paulo, abrindo cinco de vantagem. Como precisa garantir sete de diferença ao fim da 36ª rodada, apenas a vitória contra o Goiás interessa para conquistar o título, ainda sim torcendo para que o time paulista não vença sua partida.
Ao vencer o Goiás no domingo, tendo empatado com o Grêmio, o Cruzeiro será campeão se o São Paulo empatar ou perder contra o Santos. A vitória do time paulista mantém o campeonato em aberto. Se voltar a empatar com o Esmeraldino, mesmo a derrota do São Paulo daria chance matemática de que o Tricolor superasse a Raposa no saldo de gols.
DERROTA PARA O GRÊMIO
Mesmo se for derrotado nesta quarta-feira, o torcedor do Cruzeiro ainda pode manter vivo o desejo de gritar "É campeão" no domingo, contra o Goiás. Isso porque a diferença para o São Paulo ficaria nos mesmos quatro pontos atuais. Desta forma, a conta é bastante simples: vencer o Esmeraldino em casa e torcer para uma derrota ou um empate do Tricolor com o Peixe. Em caso de igualdade, o São Paulo poderia até igualar o número de pontos da Raposa no fim do campeonato, mas ainda assim ficaria atrás no número de vitórias.
Se perder nesta quarta-feira, o Cruzeiro precisa vencer e torcer para o Santos bater o São Paulo Foto: Marcos Ribolli