16/11/2014 14:18
Santos enfrenta Cruzeiro na Vila para acabar com jejum contra a Raposa
As equipes se enfrentaram três vezes no ano, sendo que o clube da Vila Belmiro não venceu nenhuma: são duas vitórias mineiras e um empate
Equipes se enfrentaram três vezes no ano. Santos não venceu nenhuma. (Foto: Flickr Santos FC)
O Santos tem confronto importante contra o Cruzeiro neste domingo (16), às 17h00, na Vila Belmiro, válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro e tem a esperança de acabar com a sequência de maus resultados contra a Raposa neste ano. Levando em conta o retrospecto geral a equipe mineira tem leve vantagem: são 61 confrontos, com 23 triunfos celestes e 19 para os alvinegros praianos, além de 18 empates. Já em 2014, dos três confrontos entre os times – um pelo Brasileirão e outros dois pela Copa do Brasil – são 2 vitórias cruzeirenses e um empate.
Pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, em 15 de agosto deste ano, o time da Vila Belmiro foi até Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro. Ainda sob o comando de Oswaldo de Oliveira, o Santos sucumbiu a ótima atuação dos adversários naquela tarde, que contaram com Everton Ribeiro e Ricardo Goulart como destaques.
Os mineiros começaram dominando a partida, enquanto o Santos quase não conseguia trocar passes. Aos 20 minutos, gol de Everton Ribeiro bem anulado após toque de mão do camisa 17.
Quatro minutos mais tarde, o próprio meia cobrou falta, que desviada por Marcelo Moreno, entrou no canto direito de Aranha.
No inicio da segunda etapa, mais um gol da Raposa, desta vez com Goulart batendo firme depois de invadir a área. Já no final da partida, aos 42, Júlio Baptista só teve o trabalho de fechar o caixão quando recebeu bola de Everton Ribeiro, ganhou na corrida e colocou a bola no barbante: 3 a 0 Cruzeiro.
As equipes voltaram a se enfrentar, mas desta vez pelas semifinais da Copa do Brasil e novamente, quem levou a melhor foi o time de Minas Gerais. O Santos de Enderson Moreira entrou recuado contra um ofensivo Cruzeiro jogando em casa.
Tanto é que o time da Vila Belmiro teve apenas 42% de posse de bola na primeira etapa. Aos 10 minutos de jogo, William arriscou de longe e foi travado pela zaga santista, no rebote, o próprio cruzeirense, de primeira, colocou a bola no ângulo de Aranha e abriu o placar. Goulart ainda fez o segundo gol aos 7 da etapa final, porém, a arbitragem anulou o tento, incorretamente. Robinho teve boa chance alguns minutos mais tarde, quando Fábio largou bola na pequena área, mas o atacante jogou a bola longe, por cima do gol. Sem conseguir vencer Fábio e a marcação adversária, o Santos saiu em desvantagem simples no primeiro jogo.
Uma semana depois, veio a partida decisiva. O alvinegro praiano precisava vencer por dois gols de diferença para ir a final, e se animou logo no primeiro minuto, quando Robinho abriu o placar. Aos 7, no entanto, Marcelo Moreno deixou tudo igual e esfriou a torcida santista. Aos 45 minutos da primeira etapa, surgiu nova esperança para o Santos, quando Rildo sofreu pênalti em disputa com Léo dentro da área. Frio, Gabriel colocou sua equipe a frente do placar mais uma vez. Os times voltaram elétricos para o segundo tempo, e foi o Santos quem fez mais um, com Rildo, o placar de 3 a 1 colocava o time da Vila Belmiro na final da competição. Mas a zaga santista falhou e Willian recebeu livre de frente para Aranha, fazendo o segundo gol cruzeirense. Com o revés, Enderson colocou o time, que já não tinha mais seu craque, Robinho, lesionado, para frente, dando espaços ao Cruzeiro. Em contragolpe mortal aos 49 minutos, Willian novamente recebeu cara a cara com o arqueiro santista e deixou tudo igual: 3 a 3 e Cruzeiro na final da Copa do Brasil.
Com 46 pontos no Campeonato Brasileiro, o Santos é o 8º colocado na competição e já não almeja nada na competição, mas deve vir com tudo para quebrar o jejum deste ano. O Cruzeiro, com 67 pontos, é líder do campeonato e briga pelo título com o São Paulo, além de estar na final da Copa do Brasil, em que perdeu o jogo de ida para o Atlético-MG por 2 a 0 na última quarta-feira.
1281 visitas - Fonte: Esporte Interativo