16/11/2014 09:48
O Peixe que está mais à mão
Em situação complicada na Copa do Brasil, Cruzeiro vai a Santos atrás dos pontos que o aproximariam do título brasileiro e da tranquilidade para o segundo duelo com o Galo
Ausente nas últimas partidas, Marquinhos retorna ao time, permitindo a Marcelo poupar um dos três jogadores de criação
Se viu o sonho do penta da Copa do Brasil ficar mais distante depois da derrota por 2 a 0 para o Atlético no primeiro jogo da decisão, o Cruzeiro pode pôr uma das mãos no tetra do Campeonato Brasileiro se vencer o Santos hoje, às 17h, na Vila Belmiro. Se contar, então, com tropeço do São Paulo diante do Palmeiras, às 19h30, ficará a apenas uma vitória de garantir o título matematicamente, o que o deixaria bem mais tranquilo para pensar no jogo de volta contra o arquirrival, no dia 26, no Mineirão.
Justamente por saber disso é que o pensamento único na Toca da Raposa é conquistar três pontos esta tarde, apesar do sempre lembrado respeito ao adversário. Marcelo Oliveira deve mandar a campo praticamente o que tem de melhor, poupando um ou outro mais desgastado.
“Construímos algo importante em sete meses e precisamos concretizar o trabalho. Vamos fortes para buscar o resultado em Santos”, avisa o treinador, que nem por isso espera facilidades na Vila Belmiro. “O Santos não está lutando por algo tão importante, mas tem tradição, camisa, respeito à torcida. Às vezes, eles jogarão até mais leves, pois estão sem pressão. É um time rápido, e temos de estar atentos.”
Para conquistar os três pontos e também dar descanso a um dos três homens de criação – Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart ou Willian –, Marcelo conta com a volta de Marquinhos, que não atua há 15 dias, pois não pode defender o Cruzeiro na Copa do Brasil, por já ter atuado pelo Vitória. Além disso, no Brasileiro, cumpriu suspensão diante do Criciúma devido ao terceiro cartão amarelo.
Ele não vê a hora de entrar novamente em campo. “Tive pequenas férias (risos). Mas, falando sério, é ruim ficar de fora, ainda mais de jogos decisivos como foram os últimos. Por outro lado, estou bem descansado e espero fazer um grande jogo”, afirma o camisa 34, que, aos 25 anos, se sente mais maduro para ajudar a Raposa a obter mais títulos nacionais. “Agradeço a confiança do treinador. É isso que nos faz crescer a cada dia, e tomara que entre e ajude a equipe a conquistar mais um bom resultado.”
Na última vez que jogou, Marquinhos abriu o caminho da vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo, no Mineirão, com belo gol, depois de dar um lençol em Rodrigo Souto antes de fuzilar Jefferson. Agora, espera repetir a boa atuação, apesar das dificuldades. “Não tem jogo fácil, mas, se mantivermos nossa determinação em campo, tudo vai dar certo. Precisamos da vitória para ficar mais perto do título, que é nosso objetivo.”
Ele lembra que o Cruzeiro só depende de si tanto no Brasileiro quanto na Copa do Brasil. Por isso, alerta para a necessidade de concentração total na partida de hoje e na seguinte, contra o Grêmio, quinta-feira, em Porto Alegre.
DESFALQUES Além de Marquinhos, Marcelo Oliveira promove pelo menos mais três alterações no time. Suspensos, o lateral-direito Mayke e o zagueiro Leo serão substituídos por Ceará e Manoel, respectivamente. Como Egídio não se recuperou de pancada na bacia, Samudio permanece no time. Enquanto isso, o zagueiro Dedé segue tratando de edema ósseo no joelho direito. Já o armador Alisson se recondiciona fisicamente e tem possibilidade de ficar à disposição durante a semana.
FICHA TÉCNICA
Santos x Cruzeiro
Santos: Aranha; Cicinho, Neto, Bruno Uvini e Caju; Alison, Renato e Lucas Lima; Rildo, Gabriel e Robinho
Técnico: Enderson Moreira
Cruzeiro: Fábio; Ceará, Manoel, Bruno Rodrigo e Samudio; Henrique (Nílton), Lucas Silva, Ricardo Goulart (Éverton Ribeiro), Willian e Marquinhos; Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira
Estádio: Vila Belmiro
Horário: 17h
Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Fábio Rodrigo Rubinho (MT)
TV: Globo e pay per view
CONFRONTO DIRETO
Cruzeiro x Santos
GERAL (70 jogos)
24 Vitórias 26
20 Empates 20
105 Gols 118
BRASILEIROS (55 jogos)
20 Vitórias 19
16 Empates 16
80 Gols 85
1278 visitas - Fonte: Super Esportes