Golaço de Everton Ribeiro na Vila deu a vitória ao Cruzeiro no ano passado e deixou o clube a um passo do tri
Jogar em casa contra o Cruzeiro nunca foi garantia de vitória para o Santos. A história prova essa constatação. Até hoje, os clubes disputaram 30 partidas no estado de São Paulo pelo Campeonato Brasileiro, com um retrospecto muito equilibrado. A Raposa venceu 12 e perdeu 13. Houve ainda cinco empates.
O primeiro confronto pela competição nacional foi justamente a final da Taça Brasil de 1966. Depois de golear por 6 a 2, no Mineirão, o Cruzeiro fez 3 a 2 no Pacaembu e conquistou seu primeiro título brasileiro. No ano passado, o clube celeste também fez bonito e derrotou o Peixe por 1 a 0, na Vila Belmiro, em jogo que o deixou a um passo do tricampeonato.
Com um jogador a menos, Cruzeiro venceu o Santos em 2009 e garantiu vaga na Libertadores
Outros duelos ficaram marcados na memória do torcedor celeste. Em 2009, as equipes se enfrentaram na Vila, na última rodada daquela edição do Brasileiro. O Cruzeiro precisava vencer o adversário e torcer por uma derrota do Palmeiras contra o Botafogo, para terminar a competição no G-4.
O lateral-direito Jonathan foi expulso e deixou o time com 10 em campo durante quase todo o segundo tempo. Kleber, aos 30 minutos da etapa final, marcou o gol que classificou o Cruzeiro à Libertadores, sacramentando a vitória celeste por 2 a 1. O time alviverde foi derrotado pelo Botafogo e deu uma “ajudinha” à Raposa.
Pela Copa do Brasil, Cruzeiro eliminou Santos na Vila Belmiro por duas vezes, com empates
Uma curiosidade dos jogos do Cruzeiro como visitante contra o Santos pelo Brasileirão é o alto número de gols. A média é de 3,2 tentos anotados por partida.
Copa do Brasil
Pela Copa do Brasil, Cruzeiro e Santos se enfrentaram na Vila Belmiro duas vezes. Em ambas as ocasiões, houve empate, mas a Raposa saiu classificada por causa da vitória no Mineirão. Em 2000, a igualdade foi em 2 a 2. Este ano, em 3 a 3. Ambos os duelos ocorreram na fase semifinal.