13/11/2014 01:09
Vantagem de 2 a 0 em final nunca foi revertida na Copa do Brasil
Equipe que obtém o resultado determinado na partida de ida sempre conquista o título. Placar se repetiu por cinco vezes ao longo da história
Atlético-MG venceu o Cruzeiro por 2 a 0 na primeira partida da final da Copa do Brasil (Daniel Oliveira/Foto Arena)
O Atlético-MG se aproveitou do fator casa e venceu o Cruzeiro por 2 a 0, na partida de ida da decisão da Copa do Brasil, no Independência. Para sair com o título no dia 26 de novembro, a equipe de Marcelo Oliveira terá de bater o Galo por três ou mais gols de diferença e, de quebra, fazer história na competição nacional. O time que abre 2 a 0 no duelo de ida sempre levanta a taça e a Raposa terá de quebrar esse estigma para conquistar o pentacampeonato no Mineirão.
A primeira vez que uma final teve o placar do primeiro confronto definido como 2 a 0 foi na edição de 2005. Naquele ano, o Paulista-SP venceu o Fluminense pelo determinado placar e bastou um 0 a 0 em São Januário para conquistar o título. Logo na temporada seguinte, Flamengo e Vasco foram os finalistas e marcaram história no Maracanã. Os rubro-negros fizeram a lição de casa na ida e, de quebra, venceram o segundo duelo por 1 a 0, para chegarem ao título.
Em 2009, o Corinthians chegou à decisão contra o Internacional. No Pacaembu, triunfo corintiano por 2 a 0. Na volta, valeu a lógica. Empate por 2 a 2 e festa dos paulistas no Rio Grande do Sul. O Santos também faz parte desta história. No ano seguinte, o Peixe de Neymar e companhia enfrentaram o Vitória pelo torneio nacional. Com o 2 a 0 obtido na Vila Belmiro, a derrota por 2 a 1 no Barradão não foi suficiente para tirar o título do time da baixada.
A última vez que isso aconteceu foi em 2012. Palmeiras e Coritiba decidiram a Copa do Brasil daquele ano. Na Arena Barueri, o Verdão venceu por 2 a 0 e levou para o Couto Pereira a temida vantagem. No Paraná, a equipe de Luiz Felipe Scolari segurou a pressão, empatou por 1 a 1, e levantou a taça.
1503 visitas - Fonte: Fox Sports