12/11/2014 14:10
Final também decide quem será 'maior vice' da Copa do Brasil
Marcelo Oliveira x Levir Culpi: quem perder a final será o recordista de vice-campeonatos
Se dentro gramado o clássico entre Cruzeiro e Atlético Mineiro decidirá o campeão da Copa do Brasil de 2014, à beira do campo, um duelo individual poderá marcar negativamente a carreira de Marcelo Oliveira ou Levir Culpi. Quem sair perdedor na final terá o melancólico recorde de ser o 'maior vice' da história da competição.
Tanto Marcelo Oliveira como Levir Culpi já bateram na trave duas vezes e o treinador que for derrotado será o único vice-campeão em três oportunidades. O atual técnico do Cruzeiro teve seus reveses mais recentemente: em 2011 e 2012, ambas no comando do Coritiba, o treinador perdeu as decisões para Vasco da Gama e Palmeiras, respectivamente.
Antes disso, Levir Culpi ficou com o vice-campeonato em 1998, quando treinava o Cruzeiro, rival desta quarta-feira, e, em 2000, quando defendia as cores do São Paulo e foi derrotado justamente pela equipe mineira. O atual técnico do Atlético Mineiro, no entanto, já tem uma vantagem sobre Marcelo Oliveira, a conquista da Copa do Brasil de 1996, também no comando do Cruzeiro, troféu que o treinador adversário nunca levantou.
Apenas outros três técnicos têm dois vice-campeonatos no currículo: Abel Braga, em 2004 (Flamengo) e 2005 (Fluminense), Vanderlei Luxemburgo, em 1996 (Palmeiras) e 2001 (Corinthians), e Sérgio Cosme, em 1992 (Fluminense) e 1993 (Grêmio).
Por outro lado, Levir Culpi e Marcelo Oliveira estão entre os treinadores que mais chegaram a decisões na Copa do Brasil. O atual comandante do Atlético Mineiro, agora, é o segundo que mais disputou finais da competição, com quatro, enquanto o treinador do Cruzeiro passou a ser o terceiro, empatado com Luxemburgo, ambos com três. Luiz Felipe Scolari é o recordista com cinco decisões da competição no currículo.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X CRUZEIRO
Local : Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 12 de novembro de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro:Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Rodrigo F. Henrique Correa (ESP-1/RJ)
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Josué (Maicosuel), Leandro Donizete, Dátolo e Tardelli; Luan e Carlos
Técnico: Levir Culpi
CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Léo e Egídio; Lucas Silva, Henrique, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira
1431 visitas - Fonte: Espn