12/11/2014 07:40
Raridades, finais de torneios envolvendo clubes da mesma cidade são recheadas de emoção
Finalistas da Copa do Brasil, Galo e Cruzeiro farão decisão nacional pela primeira vez
Na final da Liga dos Campeões deste ano, o Real Madrid bateu o Atlético de Madrid na decisão por 4 a 1
São raras as finais de grandes torneios envolvendo rivais da mesma cidade, como ocorrerá na decisão da Copa do Brasil entre Atlético e Cruzeiro. A primeira partida será nesta quarta-feira, às 22h, no Independência.
A Copa Libertadores nunca teve uma finalíssima com rivais locais, assim como nunca houve clubes da mesma cidade nas decisões da extinta Conmebol e da Copa Sul-Americana. Dois clubes locais protagonizaram o jogo final da Liga dos Campeões apenas uma vez: Atlético x Real Madrid jogaram em Lisboa a decisão deste ano.
Talvez uma das maiores rivalidades do futebol, os tradicionais Boca Juniors e River Plate fizeram apenas uma final de um torneio, em 1976. No Brasil, o nacional foi decidido em quatro oportunidades em rivais locais; a Copa do Brasil teve uma final local.
A pesquisa não levou em consideração as copas nacionais europeias. Em suma, elas têm peso menor para os grandes clubes, que priorizam os nacionais e as copas continentais.
Finais locais no Brasil e no mundo:
Liga dos Campeões 2013/14: Real Madrid x Atlético de Madrid
Foi uma partida dramática, apesar do resultado. O Real Madrid venceu de virada o Atlético de Madrid, por 4 a 1, e se sagrou campeão da Liga dos Campeões pela 10ª vez.
Os colchoneros ganhavam até os 48 minutos do segundo tempo, gol do uruguaio Godín. Sérgio Ramos empatou e levou a partida para prorrogação.
No tempo extra, os merengues, mais inteiros física e psicologicamente, fizeram três gols e garantiram o caneco.
Campeonato Argentino de 1976: Boca x River
River Plate e Boca Juniors, uma das maiores rivalidades do futebol mundial, jogaram apenas uma final em jogos oficiais. O confronto ocorreu no Argentino de 1976. Segundo informação do portal Canchallena, a partida foi realizada no campo do Racing. O ex-atleticano Fillol era o goleiro do River.
O gol do título nasceu de um curioso lance. Fillol ajeitava a barreira, quando Rubén Suñé cobrou a falta e marcou o gol mais festejado de todos os nacionais da sua coleção.
Recopa Sul-Americana 2013: Corinthians x São Paulo
O clássico paulista decidiu a Recopa de 2013. Após vencer a Libertadores e o Mundial, o Corinthians conquistou a Recopa Sul-Americana com duas vitórias sobre o São Paulo (2 a 0, no Pacaembu, e 2 a 1, no Morumbi).
A Recopa teve outras duas finais locais: Independiente 1 x 0 Velez (1995) e Velez 1 (4) x 1 (2) River (1997).
Campeonato Brasileiro: decisões locais em 1984, 1990, 1992 e 1994
O Campeonato Brasileiro foi decidido por clubes da mesma cidade em quatro oportunidades. Em 1984, Fluminense x Vasco fizeram a primeira final local. O Tricolor Carioca foi campeão ao vencer a primeira final por 1 a 0. A partida decisiva ficou no 0 a 0.
São Paulo x Corinthians foi a decisão do Brasileiro de 1990. Mesmo com um time inferior tecnicamente, o Timão foi campeão ao vencer os dois jogos por 1 a 0. Tupãzinho foi um dos heróis da conquista.
Em 1992, nova final carioca. Flamengo goleou o Botafogo no primeiro jogo, por 3 a 0. A segunda partida ficou em 2 a 2. O time rubro-negro era formado por grandes jogadores, como Júnior, Zinho, Nélio Paulo, Nunes e Gaúcho.
O timaço do Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo fez a decisão do Brasileiro de 1994 com o Corinthians. O Verdão de Edmundo, Evair, Rival, César Sampaio e Flávio Conceição venceu o rival no primeiro jogo (3 a 1) e empatou a partida de volta (1 a 1).
Copa do Brasil: Flamengo x Vasco
O maior torneio mata-mata do Brasil já foi protagonizado uma vez por uma rivalidade local: Flamengo x Vasco, na Copa do Brasil de 2006. O Fla venceu os dois jogos: 2 a 0 e 1 a 0.
1392 visitas - Fonte: Superesportes