No primeiro jogo, em Santa Catarina, os times não saíram do 0 a 0 (Foto: Maurício Vieira/Light Press)
Uma final antes da final. Belo Horizonte já vive o clima do clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, que começam a decidir a Copa do Brasil na próxima quarta-feira. Antes disso, no entanto, a Raposa receberá o Criciúma, neste domingo, no Mineirão. Será o encontro do líder com o lanterna e, segundo o discurso dos jogadores celestes, um jogo tão decisivo quanto o seguinte. O Cruzeiro quer seguir na caminhada rumo ao título do Brasileirão, mantendo ou aumentando a vantagem para o segundo colocado, que atualmente é de cinco pontos. Os catarinenses têm sonho bem distinto, mas não menos tenso: sair da última colocação e seguir brigando pela permanência na Séria A.
O Cruzeiro garante foco total na próxima partida. No entanto, pensa de forma indireta na decisão contra o Galo, pois pretende deixar os jogadores muito desgastados fora da partida deste domingo. Para isso, aposta na força do grupo. Embalado pela classificação suada no empate por 3 a 3 com o Santos, o time mineiro colocará à prova jogadores que entraram contra o Peixe e realizaram um bom papel, como Bruno Rodrigo e Júlio Baptista, apesar de Éverton Ribeiro figurar entre os relacionados. A vitória contra os catarinenses é considerada fundamental, principalmente porque o calendário reserva dois difíceis jogos fora na sequência do Brasileirão, contra Santos, novamente, e Grêmio.
Cruzeiro: a Raposa terá algumas mudanças em relação ao jogo contra o Santos. As trocas se dão por lesão, suspensão opção do técnico Marcelo Oliveira. O provável Cruzeiro: Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton e Henrique; Ricardo Goulart, Julio Baptista e Willian; Marcelo Moreno.
Criciúma: dois laterais no lado esquerdo, Giovanni e Cortez, e apenas um atacante é uma das propostas estudadas pelo técnico Toninho Cecílio para fazer com que o lanterna vença o líder. A certeza é que o comandante deve armar um meio de campo congestionado para frear os cruzeirenses. Outra alternativa no 4-1-4-1 que desenha é a utilização de dois atacantes de velocidade como pontas, Bruno Lopes e Maurinho. Certo é que o treinador vai utilizar o zagueiro Rafael Pereira como volante, no lugar do indisponível Rodrigo Souza, e Lucca de centroavante por não contar com Souza ou Zé Carlos. O meia Cleber Santana pode jogar mais adiantado do que o habitual. A provável formação do Criciúma tem: Bruno; Luís Felipe, Joílson, Fábio Ferreira e Giovanni; Rafael Pereira; Serginho, Martinez, Cleber Santana e Cortez; Lucca.
Cruzeiro: Dedé sente dores no joelho direito e não joga. Lucas Silva e Marquinhos receberam o terceiro amarelo diante do Botafogo e ficam fora. Desfalques há mais tempo, Alisson, Tinga e Rafael seguem entregues ao departamento médico.
Criciúma: os centroavantes Souza e Zé Carlos foram vetados pelo DM ao alegarem dores musculares antes do embarque para Belo Horizonte. O lateral-direito Eduardo e o meia-atacante Roger Gaúcho se lesionaram no último jogo e também não jogam. Outra baixa, mas por força de contrato, é o volante Rodrigo Souza. Também estão fora o goleiro Luiz, os zagueiros Heitor e Ronaldo Alves, o volante Maylson e o atacante Silvinho, lesionados.
Cruzeiro: Alisson, Ceará, Dagoberto, Egídio, Henrique, Léo, Mayke, Samudio e Willian Farias.
Criciúma: Bruno Cortez, Eduardo, Lucca, Luiz, Martinez, Ronaldo Alves, Serginho, Silvinho, Souza e Zé Carlos.