A última semana do mês de novembro promete ser inesquecível para os cruzeirenses, que buscam uma nova Tríplice Coroa. Na quarta-feira, dia 26, será disputada a segunda partida da decisão da Copa do Brasil contra o rival Atlético-MG, jogo que vai parar Minas Gerais e atrair as atenções do resto do país. Paralelamente a essa final, o Cruzeiro estará disputando os últimos jogos do Campeonato Brasileiro. Em 2014, os comandados de Marcelo Oliveira já conquistaram o Campeonato Mineiro e podem fechar o ano com os títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil, repetindo a façanha de 11 anos atrás.
Extraoficialmente, as projeções internas do time mineiro indicam que o campeão brasileiro desta temporada, seja a Raposa ou outro adversário, só será definido a partir da antepenúltima rodada da competição. Após os jogos do último fim de semana, a equipe celeste lidera o Brasileirão com 64 pontos, com cinco de vantagem para o São Paulo, segundo colocado. No próximo domingo, o São Paulo encara o Vitória, às 17h (de Brasília), em Salvador; enquanto a Raposa recebe o Criciúma, às 19h30, no Mineirão. Confira todas as partidas dos dois primeiros colocados na reta final da disputa:
Confira os jogos de Cruzeiro e São Paulo na reta final do Brasileirão (Foto: GloboEsporte.com)
Com o equilíbrio entre os dois concorrentes e o desgaste dos jogos seguidos, dificilmente o Cruzeiro poderá repetir o feito do ano passado, quando o time mineiro garantiu o título do Brasileirão com cinco rodadas de antecedência, coincidentemente também em novembro, ao derrotar o Vitória, em Salvador, por 3 a 1. Realistas, mas sem perder otimismo, os números cruzeirenses indicam que o campeão brasileiro possa colocar as mãos na taça somente a partir da 36ª rodada, marcada para os dias 22 e 23, fim de semana que antecede o segundo confronto da decisão da Copa do Brasil.
Outras coincidências
Foi também no final de novembro de 2003, que o Cruzeiro conquistou a primeira Tríplice Coroa. Naquela temporada, a Raposa venceu o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil no primeiro semestre, e garantiu o título do Brasileirão, ao derrotar o Paysandu, por 2 a 1, no Mineirão, no dia 30 do penúltimo mês do ano (confira no vídeo abaixo).
Trinta e sete anos antes, no mesmo dia, o Cruzeiro goleou o Santos, por 6 a 2, também no Mineirão, no primeiro jogo da decisão da Taça Brasil de 1966. A conquista só foi confirmada no dia 03 de dezembro daquele ano, quando o time mineiro venceu o Peixe novamente, dessa vez por 3 a 2, no Pacaembu, em São Paulo , confirmado o primeiro título de Campeão Brasileiro.