6/11/2014 14:52
Por que Cruzeiro x Atlético será a maior final de Copa do BR
Cruzeiro busca a tríplice coroa e vencer o rival pela 1ª vez em 2014; já o Atlético quer o primeiro título da Copa do Brasil e manter a invencibilidade no Independência
Foto: Gil Leonardi / Lancepress!
Cruzeiro x Atlético-MG, Atlético-MG x Cruzeiro. A final da Copa do Brasil de 2014 colocará frente a frente os dois arquirrivais do estado de Minas Gerais, que decidirão em duas partidas o dono de um dos títulos mais importantes do País. Mas não é simplesmente um troféu que está em jogo: a decisão está recheada de razões para que possa ser apontada, sem exageros, como a maior da história da competição criada em 1989. Veja 10 motivos abaixo:
1 – Clássico regional na final. Tudo bem, não é a primeira vez que isso acontece: em 2006, o Flamengo foi campeão em cima do Vasco, na única outra final entre times do mesmo estado na Copa do Brasil. Mas um clássico desse porte em uma decisão de mata-mata é sempre uma dose extra de emoção, e certamente configura um dos principais motivos pela qual a final mineira de 2014 pode ser a maior da história.
2 – Grande momento dos dois times. É possível dizer que Cruzeiro e Atlético-MG foram os principais times do Brasil nos dois últimos anos. O time celeste caminha a passos largos para um bicampeonato brasileiro conquistado com relativa folga, enquanto os alvinegros venceram a Libertadores de forma inédita no ano passado e fazem a melhor campanha do segundo turno do Brasileiro neste ano. As duas equipes chegarão em excelentes fases para o duelo decisivo.
3 – Festa em Belo Horizonte. As duas torcidas prometem lotar o Mineirão e o Independência e fazer uma festa linda nas arquibancadas. Cada partida vai tingir o estádio de azul ou alvinegro e paralisar a capital Belo Horizonte. Fica a torcida para que a rivalidade permaneça saudável e não descambe para brigas, dentro ou fora das arenas.
4 – Cruzeiro absoluto ou Atlético inédito? Qualquer que seja o campeão, esse time fará história na Copa do Brasil. Se for o Cruzeiro, a equipe celeste chegará a cinco títulos e ultrapassará o Grêmio como maior vencedor da história da competição. Se for o Atlético, será a primeira conquista do clube no principal torneio de mata-mata do País.
5 – Tira-teima do Campeonato Mineiro. O Cruzeiro foi campeão estadual neste ano de forma invicta, mas sem derrotar o Atlético-MG. Foram três empates por 0 a 0: um na primeira fase e os outros dois na decisão. Por ter tido melhor campanha, o time de Marcelo Oliveira se sagrou campeão. Já no Campeonato Brasileiro, os dois duelos tiveram vitória atleticana. A final da Copa do Brasil servirá como um "tira-teima".
6 – Tabu do Cruzeiro? Os resultados deste ano no clássico mineiro já começam a apontar para a formação de um tabu: o Cruzeiro não vence o Atlético há seis jogos. Nos últimos tempos, foram três empates e três derrotas celestes. A última vitória cruzeirense sobre o arquirrival aconteceu em 28 de julho de 2013, por 4 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro também nunca venceu o Atlético no Independência: foram quatro derrotas e três empates em sete jogos.
7 – Futebol ofensivo e bem jogado. Os dois times têm se tornado expoentes de um futebol mais moderno e ofensivo que vem sendo praticado no Brasil. O Cruzeiro, com a mesma base há duas temporadas, aposta em um jogo fluido, com atletas entrosados e tabelas por todo o campo. Já o Atlético-MG de Levir Culpi abandonou um pouco o estilo mais direto de Cuca e passou a trabalhar melhor a bola, com muitas trocas de posição e escalações bem ofensivas. Para quem gosta de futebol, o espetáculo deve ser garantia.
8 – Nova tríplice coroa do Cruzeiro? A temporada de 2003 ficou marcada como o ano da tríplice coroa para o Cruzeiro: o time comandado por Alex e dirigido por Vanderlei Luxemburgo conquistou o Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileiro. Em 2014, os celestes já garantiram o Estadual e estão perto do bicampeonato nacional. Falta apenas a Copa do Brasil, e o Atlético certamente não vai querer que o rival complete a trinca neste ano.
9 – Jogadores de Seleção. Não faltarão atletas de qualidade em campo. Diego Tardelli é o atual camisa 9 da Seleção Brasileira, enquanto nomes como Éverton Ribeiro, Victor, Ricardo Goulart, Marcos Rocha e Dedé fazem ou fizeram parte de convocações bem recentes. Mesmo se olharmos para as Seleções de base, há nomes que despontam bem neste ciclo olímpico, como o cruzeirense Lucas Silva e o atleticano Douglas Santos.
10 – Dilma x Aécio, terceiro turno? Essa é apenas uma brincadeira, mas serve para colocar um tempero a mais na decisão: a presidente eleita Dilma Rousseff é fã do Atlético-MG, enquanto o senador Aécio Neves, derrotado na eleição presidencial, torce para o Cruzeiro. Dentro das quatro linhas, o resultado das urnas vai se repetir?
2316 visitas - Fonte: Terra