logo

5/11/2014 16:25

Heróis de 2003, Edu Dracena e Zinho querem impedir nova Tríplice Coroa

Agora do outro lado, zagueiro e dirigente da equipe paulista lembram do ano mágico vivido pelo Cruzeiro, quando faturou o Mineiro, o Brasileirão e a Copa do Brasil

Heróis de 2003, Edu Dracena e Zinho querem impedir nova Tríplice Coroa
Gerente de futebol do Santos, Zinho que evitar nova Tríplice Coroa do Cruzeiro (Foto: Filipe Rodrigues)

Em uma das várias voltas que o mundo do futebol dá, Edu Dracena e Zinho estão, mais uma vez, no caminho do Cruzeiro. Peças importantes na conquista da Tríplice Coroa de 2003, quando a Raposa venceu o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, agora eles lutam para impedir que o fato se repita. Edu Dracena foi fundamental nas três campanhas, enquanto Zinho, que chegou ao clube com a temporada em andamento, participou apenas do Brasileirão.

Hoje os dois estão no Santos, adversário do Cruzeiro nas semifinais da Copa do Brasil. Edu Dracena é zagueiro e capitão do time praiano, enquanto Zinho, que encerrou a carreira em 2007, é o gerente de futebol. O Cruzeiro venceu a primeira partida por 1 a 0, no Mineirão, quarta-feira passada. A volta está marcada para as 22h (de Brasília) desta quarta, na Vila Belmiro.

O capitão do Santos era, em 2003, um jovem zagueiro de 22 anos, que ainda buscava espaço e reconhecimento no futebol brasileiro, após passagens por Guarani-SP e Olympiakos-GRE. Edu Dracena chegou ao clube e estreou num jogo com o Mamoré, válido pelo Campeonato Mineiro. Na campanha do título estadual, o zagueiro disputou três jogos e marcou um gol. A liderança nata e excelente condição física fizeram com que Edu Dracena logo se destacasse e ganhasse espaço no elenco cruzeirense. Na Copa do Brasil, jogou oito vezes e marcou um gol. Já no Brasileirão, Dracena esteve em campo em 35 jogos e balançou as redes três vezes. As lembranças dos tempos de Cruzeiro são boas e ainda estão vivas na mente do zagueiro.

- As lembranças que mais guardo são da nossa vontade de ganhar títulos. Eu estava começando a carreira e queria muito ganhar meus primeiros títulos. E foram logo três. O grupo era muito bom, o técnico, muito vencedor, e conseguimos aliar juventude e experiência com muita eficiência.

O carinho pela Raposa, porém, fica de lado quando Edu Dracena fala da partida desta quarta-feira. Se o zagueiro ajudou muito na conquista de 2003, hoje só pensa em impedir que o Cruzeiro repita a façanha. E passa a receita para o Peixe vencer.

- A nossa receita é comprometimento e intensidade. É nossa chance de ganhar um título depois de dois anos aqui no Santos.

Eu conquistei 15 títulos ao longo da minha carreira, seis aqui no Santos, e sempre digo que o mais importante é o que está por vir.

Zinho recordista

Zinho hoje é gerente de futebol do clube praiano. O ex-meia, que ao lado do ex-volante Andrade é o recordista de títulos brasileiros, comemorou o Brasileirão pela quinta vez em 2013. Com 24 clubes na disputa, a competição naquele ano teve 46 rodadas, e Zinho atuou em 31 jogos do Cruzeiro, sendo 16 como titular. Ele marcou três gols, inclusive o primeiro da vitória por 2 a 1 sobre o Paysandu, que valeu o título, o terceiro do clube na temporada. O tetracampeão mundial pela seleção brasileira se lembra daquele time com carinho e saudade.

- Foi muito bom aquele momento no Cruzeiro, uma equipe muito qualificada, de quantidade e qualidade, que conseguia se revezar e suportar a maratona de jogos. Além da Tríplice Coroa, foi meu quinto titulo brasileiro. Marcou a minha história, sem dúvida, e eu ainda fiz o gol no jogo que decretou a conquista, contra o Paysandu. O Cruzeiro de hoje tem uma equipe qualificada, talvez não tão forte quanto a de 2003. Mas hoje é apontada como a melhor do Brasil.

Defendendo o outro lado, Zinho espera que seu Santos consiga inverter a vantagem construída pelo Cruzeiro na primeira partida e saia da Vila Belmiro com a classificação para a final da Copa do Brasil.

- Temos que usar a nossa torcida como arma. Precisamos que ela compareça e nos apoie nos 90 minutos. Não podemos ter pressa e ansiedade. E saber que temos qualidade para enfrentar de igual para igual essa equipe do Cruzeiro.

1725 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 - -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 16:00 - Alfredo Jaconi
0 X 1
Juventude
Cruzeiro