5/11/2014 09:52
Possível na Copa do Brasil, decisão nacional mineira bateu na trave em 87
Cruzeiro e Atlético-MG disputam vaga na final nesta quarta, contra Santos e Flamengo, respectivamente. Na Copa União, clubes viveram expectativa
João Leite, ex-goleiro Atlético-MG; Douglas, ex-meia, Cruzeiro. 1987 (Foto: Reprodução SporTV)
Os finalistas da Copa do Brasil serão conhecidos nesta quarta-feira e uma das combinações pode "parar" Minas Gerais. Rivais e acostumados a decidir disputas estaduais, Atlético-MG e Cruzeiro têm a chance de fazer uma final nacional se conseguirem a vaga. O Galo encara o Flamengo, no Mineirão, e precisa reverter o placar, após derrota por 2 a 0 no jogo de ida. A Raposa joga por empate na Vila, após vencer o Santos por 1 a 0 em casa. Em 1987, a expectativa por uma final mineira na Copa União acabou frustrada.
João Leite, ex-goleiro do Atlético-MG, e Douglas, meia do Cruzeiro naquele ano, sentaram lado a lado para lembrar o que teria sido um grande momento para o futebol mineiro. Os rivais estavam animados com a possibilidade e ficaram pelo caminho, o alvinegro eliminado pelo Flamengo (perdeu por 1 a 0 no Maracanã e por 3 a 2 no Mineirão) e o clube celeste pelo Internacional (após empate em 0 a 0 no Beira-Rio, o Colorado venceu por 1 a 0 em Belo Horizonte, na prorrogação). Douglas torce para que, desta vez, o desfecho seja diferente.
- Foi uma das coisas que me marcou muito na carreira e acho que a gente deveria ter tido essa final histórica, vamos ver se esse ano vai dar (...) Sei o que é um Atlético x Cruzeiro e o que representar para este estado, para esses torcedores. Se vier essa final vai ser muito bom - disse Douglas.
Em 1987, os jogos aconteceram em dias diferentes. O Atlético-MG fez o segundo jogo da semifinal dia 2 de dezembro e se despediu da competição. O mesmo aconteceu com o rival no dia seguinte.
- O Atlético-MG estava muito confiante. Ele fez um Campeonato Brasileiro histórico, com Telê Santana, estávamos invictos - relembra o ex-goleiro.
Nesta quarta-feira, às 22h, o Galo tem pela frente o mesmo adversário, que venceu por 2 a 0 no primeiro jogo, no Maracanã. Apesar da necessidade de tirar essa diferença, João Leite confia no Galo, que conseguiu reverter o quadro após passar pela mesma situação contra o Corinthians, quando perdeu por 2 a 0 e venceu por 4 a 1, no Mineirão.
- O Atlético vem incorporando uma maneira de jogar junto com a torcida, de muita paixão, de acreditar, e não descarto de maneira nenhuma a possibilidade de ele reverter essa situação (...) A gente está retomando aquele momento que o futebol brasileiro perdeu - afirmou.
O Cruzeiro encara o Santos no mesmo horário, na Vila Belmiro, e pode empatar ou perder por um gol de diferença desde que também marque. A partida tem transmissão do SporTV2, enquanto o SporTV mostra Atlético-MG x Flamengo.
2256 visitas - Fonte: SPORTV