4/11/2014 15:49
Cruzeiro e Fla sonham com 6ª decisão e Galo busca final inédita
Além dos três, o Santos ainda tenta segunda vaga na final da competição em sua história. Rubro-Negro e Raposa largaram na frente
Cruzeiro e Flamengo buscam sexta final de Copa do Brasil na história (Dudu Macedo/Foto Arena)
A Copa do Brasil está em sua reta final. Nesta quarta-feira (4), Cruzeiro e Santos, Flamengo e Atlético-MG se enfrentam para saber quem serão os dois finalistas da principal competição de mata-mata do Brasil. O FOXSports.com.br analisou o histórico da competição e analisou o passados destas quatro equipes no torneio desde 1989. Relembre.
Cruzeiro
Tetracampeã da Copa do Brasil, a Raposa busca mais um título para se tornar o maior campeão da história, uma vez que acumula o mesmo número de conquistas do Grêmio. A equipe mineira tem seis semifinais na história da competição. Se depender do retrospecto, a torcida pode comemorar mais uma classificação. O Cruzeiro foi eliminado nesta fase do torneio apenas uma vez em sua história. O ocorrido foi em 2005, quando os mineiros caíram para o Paulista-SP, futuros campeões da competição naquele ano. As outras semifinais que a Raposa participou foram nos anos 1993, 1996, 1998, 2000 e 2003.
Flamengo
Com três conquistas da Copa do Brasil, o Rubro-Negro corre atrás de sua sexta decisão. Está é a nona vez que os cariocas chegam às semifinais e acumulam mais classificações do que eliminações: 5 a 4 no total. Logo no primeiro ano da competição, o Flamengo foi atropelado pelo Grêmio, em empate por 2 a 2 na ida e massacre por 6 a 1 a favor dos gremistas no duelo de volta.
Em 1993, o Imortal voltou a derrubar o Mengão. Com uma vitória para cada lado, a disputa foi para os pênaltis e os cariocas deram adeus ao torneio. Dois anos depois, novamente nas penalidades, o Grêmio foi o algoz do Flamengo após cada equipe vencer uma partida na disputa.
Logo na sequência, em 1996, o Rubro-Negro encarou o Cruzeiro na semifinal e acabou eliminado após dois empates, um por 1 a 1 no Maracanã, e 0 a 0 no Mineirão. O gol marcado fora de casa deu a vaga aos mineiros.
Atlético-MG
O Galo nunca venceu a Copa do Brasil e luta para alcançar sua primeira decisão na história do torneio. A equipe mineira bateu na trave em duas oportunidades. Em 2000, o Atlético-MG encarou o São Paulo nas semifinais. O Tricolor venceu a partida de ida por 3 a 0 e segurou um 3 a 3 no Mineirão para derrubar o Galo. Dois anos depois, os mineiros tiveram nova chance e desperdiçaram. Contra o surpreendente Brasiliense, o Atlético-MG foi derrotado nas duas partidas: por 3 a 0 e 2 a 1.
Santos
O Peixe tem apenas uma conquista de Copa do Brasil e luta para chegar à segunda final da Copa do Brasil na história. Os paulistas deram mole em duas semifinais e desperdiçaram chances de disputar o título em outras oportunidades. Em 1998, o Santos encarou o Palmeiras na fase anterior a final e se deu mal. Após dois empates, por 1 a 1 e por 2 a 2, o Verdão garantiu vaga na finalíssima por conta do gol marcado fora de casa. Dois anos depois, a equipe da Vila Belmiro enfrentou o Cruzeiro e voltou a cair. A Raposa venceu por 2 a 0 na ida e garantiu vaga após empatar por 2 a 2 no segundo duelo.
1527 visitas - Fonte: Fox Sports