logo

4/11/2014 09:21

Disputa quente até o fim

Disputa quente até o fim
Se a briga pelo título brasileiro se restringe a Cruzeiro e São Paulo, com boa vantagem celeste, a disputa pelas vagas na Copa Libertadores’2015 tem sido uma das mais acirradas dos últimos anos. Quatro equipes estão com mesma pontuação, sendo a ordem na classificação definida por número de vitórias, saldo de gols e até gols marcados. Na parte de baixo da tabela, também é forte a concorrência para escapar do rebaixamento.

A seis rodadas do fim, a Raposa mantém os cinco pontos de diferença na ponta e terá, na próxima rodada, mais um adversário com fraco aproveitamento fora de casa: o Criciúma conquistou apenas 10,42% dos pontos disputados como visitante.

Para chegar aos 72 pontos, projeção dos matemáticos para o título, os celestes precisam de duas vitórias e dois empates, sendo que três dos últimos seis jogos que restam serão em casa – contra Criciúma, Goiás e Fluminense. Fora, a equipe enfrenta Santos, Grêmio e Chapecoense.

Já o São Paulo tem de somar seis pontos a mais que o Cruzeiro nas rodadas restantes. Assim, se o time da Toca ganhar duas partidas e empatar duas, o tricolor paulista teria de vencer quatro jogos e empatar os outros dois, mantendo-se invicto até o fim do Brasileiro. Domingo, a equipe de Muricy Ramalho visita o Vitória, em Salvador. Depois, recebe Palmeiras e Internacional.

Há outras equipes com chances matemáticas de levantar a taça, mas os índices são irrisórios.

Com Cruzeiro e São Paulo praticamente garantidos na Libertadores do ano que vem, as outras vagas estão muito disputadas. O Internacional abriu dois pontos de vantagem na terceira colocação, mas Fluminense, Atlético, Grêmio e Corinthians estão empatados com 54 pontos, na briga pela última posição do G4. Os critérios de desempate definem a ordem na classificação.

G3 ou G5 A briga deve continuar acirrada até a última rodada, mas as vagas na Libertadores indicadas pelo Brasileiro podem mudar. Se Cruzeiro ou Atlético conquistar a Copa do Brasil e terminar no G4, o quinto colocado também se classificará para o torneio continental. Por outro lado, se o São Paulo for o campeão da Copa Sul-Americana e não ficar entre os quatro primeiros do Brasileiro, como o vencedor da Copa do Brasil, apenas três times se classificam para a Libertadores.

Na briga para fugir da Série B em 2015, o Palmeiras abriu cinco pontos de diferença para a zona de descenso e reduziu significativamente sua chance de queda. A ameaça recai sobre as sete últimas equipes. O Coritiba conseguiu uma pequena ascensão, mas não está fora do grupo dos quatro piores por causa dos critérios de desempate. Para se manter na Série A, há duas disputas estaduais: os dois representantes baianos (Bahia e Vitória) e os três catarinenses – Figueirense, Chapecoense e Criciúma.

1377 visitas - Fonte: Superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro