Da Toca II
Cláudio Antonio
Duas das equipes mais vitoriosas e importantes do futebol brasileiro e berços de craques que encantaram o mundo, como Tostão, Ronaldo, Pelé, Neymar, dentre vários outros, Cruzeiro e Santos se enfrentarão, nesta quarta-feira, pela 70ª vez na história. A partida, que definirá um dos finalistas da Copa do Brasil deste ano, será disputada às 22h, na Vila Belmiro, em Santos.
Os jogos mais marcantes e decisivos entre os adversários foram pela final da Copa Brasil de 1966 e pela semifinal da Copa do Brasil de 2000 e a Raposa saiu vitoriosa nas duas ocasiões.
Em 66, o Maior de Minas conquistou o primeiro título do Brasileiro nos épicos triunfos por 6 x 2 e 3 x 2, e em 2000, após vitória por 2 x 0 e empate em 2 x 2, obteve o direito de ir à decisão contra o São Paulo, que culminou com o terceiro título celeste da Copa do Brasil.
Como acontece também neste ano, os confrontos anteriores começaram no Mineirão e foram decididos no estado de São Paulo. O primeiro deles no estádio Pacaembu, na capital paulista, e o segundo na Vila Belmiro, em Santos, o que se repetirá agora em 2014.
Retrospecto
O Cruzeiro enfrentou o Santos 69 vezes, desde 1929, com 24 vitórias, 19 empates e 26 derrotas, 102 gols marcados e 115 sofridos. Na cidade de Santos, sempre no estádio Vila Belmiro, houve 23 confrontos. O Maior de Minas venceu oito deles, empatou quatro e perdeu 11, com 35 gols marcados e 48 sofridos.