Os caminhos da Libertadores: mapa mostra onde estão os 18 representantes já conhecidos da competição
A edição da Copa Libertadores de 2015 começa a ganhar contornos. A maior competição de clubes do continente já tem 18 representantes conhecidos. A grande novidade entre os confirmados é o regresso do bicampeão River Plate, fora desde 2009.
A competição deste ano terá início em fevereiro. Assim como em 2014, haverá uma pausa, desta vez por causa da disputa da Copa América do Chile. O sorteio dos jogos preliminares e da fase de grupos será realizado no dia 2 dezembro. As finais estão agendadas para os dias 29 de junho e 5 de agosto.
Algumas associações já definiram todos os representantes. No Uruguai, por exemplo, Danubio, Montevideo Wanderers e Nacional estão confirmados. O tradicional Peñarol, em crise, está fora.
Zamora, Mineros e Deportivo Táchira são os clubes classificados pela Venezuela. O trio é do interior é do interior do país, um problema a mais para a logística dos adversários. Na edição de 2014, o Zamora figurou no grupo do Galo – duas vitórias dos mineiros por 1 a 0.
Já carimbaram vaga na Bolívia Universitario, San José e The Strongest. O Bolívar, dono de ótima campanha neste ano, quando chegou às semifinais, não participará da edição 2015.
No Peru, dois clubes classificados: Juan Aurich e Alianza Lima. Melgar, Universitário e Sporting Cristal brigam pela última vaga.
Cruzeiro levou a primeira Libertadores em 76
Chile, Colômbia, Equador, México e Paraguai têm conhecidos um representante cada.
O Colo-Colo foi campeão do Clausura 2014 e está garantido. Restando quatro rodadas para o fim do Apertura, que reserva outra vaga, a Universidad de Chile lidera com 34 pontos, dois a mais que o rival Colo-Colo. O último representante sai do torneio classificatório.
Campeão do Apertura, o Atlético Nacional é o único garantido na Colômbia. A segunda vaga sai do campeão do Finalización 2014, que está na última rodada. Os oito primeiros garantem vaga no quadrangular final. O campeão se classifica à Libertadores. Quem não tem mais chances é sempre perigoso Millonarios, sem pontuação necessária para a fase final. A outra vaga é da maior pontuação da temporada.
No Equador, Emelec, campeão da primeira etapa, já está confirmado. A segunda fase do nacional caminha para o fim com polarização entre Independiente del Valle, líder com 30 pontos, e Barcelona de Guayaquil, vice, com 28. Um deles garantirá a segunda vaga. O último classificado será o melhor na tabela acumulada no ano - hoje o del Valle.
Libertad, campeão do Apertura, é o único paraguaio certo na Libertadores. O Clausura segue disputado. Cerro lidera com 28 pontos. Sportivo Luqueño (27 pontos), Guarani (26), Olímpia (25) e Nacional (24) ainda seguem com chances. O outro representante será o melhor na temporada.
Das três vagas do México, uma já é conhecida: o Monarcas Morelia, campeão da Supercopa MX. Como os melhores times do Campeonato Mexicano disputam a Liga dos Campeões da CONCACAF, a Libertadores fica com os clubes de desempenho inferior. Os dois melhores colocados na fase de classificação do Nacional garantem vaga na Libertadores desde que não entrem na competição da CONCACAF. O Campeonato Mexicano é liderado pelo América, com 30 pontos, seguido de perto por Toluca (28 pontos), Tigres (27) e Atlas (27). Querétaro, o time de Ronaldinho, com 18 pontos, tem poucas chances de se classificar.
ARGENTINA
A Argentina terá seis representantes. River Plate, campeão do Torneio Final 2014, e San Lorenzo, atual campeão da Libertadores, já estão garantidos. As outras vagas: equipe com maior pontuação no ano, campeão da Copa Argentina, melhor colocado na Sul-Americana e campeão do atual Campeonato Argentino.
Em boa fase, o River ainda luta pelo título da Sul-Americana e lidera o Nacional, com 31 pontos, quatro a mais que o Lanús. Racing e Independiente correm por fora, ambos com 26 pontos.
A Copa Argentina está na semifinal. Os confrontos serão os seguintes: Rosario Central x Argentinos Juniors e Atlético Rafaela x Huracán. O campeão estará na Libertadores.
Estudiantes e Boca ainda alimentam esperanças. Ambos estão vivos na Sul-Americana. O time Xeneizes venceu o primeiro jogo das quartas de final sobre o Cerro Porteño por 1 a 0. Já o time do presidente Verón perdeu o primeiro jogo para o River por 1 a 0.
BRASIL
Galo busca vaga para tentar mais um troféu
O Brasil tem cinco vagas. O Cruzeiro, líder do Brasileiro, com 64 pontos, está próximo de se classificar. Segundo o departamento de matemática da UFMG, o time de Marcelo Oliveira tem 99,89% de possibilidades de classificação pelo Nacional. Em seguida, São Paulo (92%), Inter (65,2%), Atlético (43,8%), Fluminense (38,4%), Grêmio (30,5%) e Corinthians (29,9%) aparecem com as maiores chances.
Ressalta-se que o G-4 do Campeonato Brasileiro pode virar G-3 ou G-5. Isso dependerá de quem levar o título da Copa do Brasil e se o São Paulo conquistará a Sul-Americana.
Vivos na Copa do Brasil, Flamengo, Atlético, Cruzeiro e Santos também podem conquistar uma vaga pela competição mata-mata. Caso o campeão do Brasileiro leve a Copa do Brasil, a vaga fica com o 5º do Campeonato Brasileiro.