Torcida do Cruzeiro faz a festa no Mineirão no jogo contra o Botafogo (Foto: Reprodução/Premiere)
Ao derrotar o Botafogo, por 2 a 1, neste domingo, no Mineirão, o Cruzeiro atingiu a marca de 27 rodadas seguidas em primeiro lugar do Campeonato Brasileiro. Líder com 64 pontos ganhos e cinco de vantagem para o segundo colocado, o São Paulo, o time mineiro tem a ponta da tabela garantida por mais um jogo, no mínimo. Dessa forma, a Raposa estabelece a marca de 28 rodadas consecutivas na liderança do campeonato, superando o recorde anterior de 27 que pertencia ao Tricolor de Muricy Ramalho. A equipe do técnico Marcelo Oliveira ocupa o primeiro lugar da Brasileirão 2014, desde maio, quando assumiu o posto após seis jogos disputados. Com o triunfo no Gigante da Pampulha, o Cruzeiro tem a liderança garantida, no mínimo, até a 33ª rodada.
A marca anterior foi estabelecida pelo São Paulo no Brasileiro de 2006. Naquele ano, o Tricolor paulista assumiu a condição de líder após 12 jogos e seguiu assim até o final da competição, totalizando 27 rodadas seguidas em primeiro lugar. O terceiro melhor desempenho nesse quesito é também do Cruzeiro. Na campanha do título do ano passado, a Raposa liderou da 16ª até a 38ª rodada - somando 23 jogos seguidos na primeira posição. Confira o ranking na era dos pontos corridos.
Cruzeiro completa 28 rodadas seguidas na liderança e estabelece novo recorde na competição (Foto: GloboEsporte.com)
* campeonato com 24 clubes
** campeonato com 22 clubes
Cruzeiro disputa mais seis jogos até o final do Campeonato Brasileiro (Foto: GloboEsporte.com)
Faltam seis partidas para o fim da disputa. Se administrar a vantagem sem sair da ponta e garantir o tetracampeonato nacional, o Cruzeiro vai chegar à marca recorde de 33 rodadas seguidas na liderança do Brasileirão. Até o fim desta edição do campeonato, o líder ainda joga seis vezes, sendo três em casa e três fora. O time celeste recebe o Criciúma, adversário do próximo domingo, Goiás e Fluminense. O líder sai de Minas Gerais para enfrentar Santos, Grêmio e Chapecoense (confira os próximos jogos da Raposa no Campeonato Brasileiro na tabela a cima). Na próxima quarta-feira, a equipe do técnico Marcelo Oliveira enfrenta o Santos, às 22h (de Brasília), no segundo confronto das semifinais da Copa do Brasil, na Vila Belmiro.