29/10/2014 13:32
OFF - Copa do Brasil e Sul-Americana podem fazer G-4 do Brasileiro virar G-3 e G-5; entenda
Copa do Brasil e Sul-Americana podem mexer com o G-4 do Campeonato Brasileiro
A Copa do Brasil e a Sul-Americana iniciam nesta quarta-feira suas fases mais agudas. Ao todo, cinco equipes brasileiras estão envolvidas nas disputas das competições e, de acordo com seus desempenhos, podem mexer na briga por uma vaga na Copa Libertadores de 2015 via Campeonato Brasileiro.
Por regulamento, a Série A do Brasileiro concede quatro vagas ao principal torneio do continente, o famoso G-4. A linha de corte mágica, contudo, pode ir um pouco mais para cima ou para baixo, dependendo dos campeões da Copa do Brasil e da Sul-Americana. Nasceria o G-5 ou o G-3.
Para o quinto colocado (hoje o Corinthians) conseguir uma vaga na Libertadores, o título da Copa do Brasil teria que ficar com um clube (no caso mais provável, Cruzeiro ou Atlético-MG) do G-4 do Brasileiro, e o São Paulo - único brasileiro vivo no torneio - não levar a taça da Copa Sul-Americana.
Em outra possibilidade, admitindo o título brasileiro na Sul-Americana, o São Paulo teria que ficar em uma das quatro primeiras posições do Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil fazer o mesmo. Assim, o espaço para uma das vagas à Libertadores seguiria sendo do quinto colocado da Série A.
Já para o G-4 virar G-3, o papel do São Paulo é preponderante.
Se o equipe - que disputa as quartas de final do torneio contra o Emelec-EQU - vencer a Sul-Americana, carimba sua vaga com o título continental e tira uma das vagas do Brasileiro. Só que, se for um dos três primeiro colocados, o quarto lugar da Série A também se classifica à Libertadores.
Já a possibilidade de o vice-campeão da Copa do Brasil pleitear uma vaga na Libertadores é descartada pelos regulamentos da CBF.
Nos papéis do torneio de mata-mata, a entidade prevê a classificação apenas para o campeão, independente de seu desempenho em outras competições.
Já o Brasileiro disponibiliza quatro vagas para a Libertadores, condição que só é afetada caso o campeão da Copa Sul-Americana seja um clube brasileiro - nesse caso, a configuração das cinco vagas do Brasil seria 1 para Copa do Brasil, 3 para o Brasileiro e 1 para Sul-Americana.
Ou seja, se o campeão da Copa do Brasil também ficar no G-4 da Série A, ele fica com a vaga da primeira competição, mantendo o espaço para a classificação de uma equipe via Brasileiro.
1449 visitas - Fonte: Espn