Marcelo Oliveira elogia dedicação de Enderson Moreira (Foto: Washington Alves/Light Press)
Enderson Moreira treina o Santos. Marcelo Oliveira comanda o Cruzeiro. À frente da Raposa, o treinador tem um título estadual e um Brasileiro. Apresentado no dia 3 de setembro, Enderson ainda está no início de trabalho no Peixe, e tem pela frente a chance real de conquistar o seu segundo título nacional. Em 2012, foi campeão da Série B com o Goiás. Mas o que chama a atenção neste confronto dos treinadores da nova geração é a amizade. Laço criado nas categorias de base do Atlético-MG que rende frutos na carreira de ambos.
Uma prova disso ocorreu em 2012. Ricardo Goulart, um dos destaques do Cruzeiro, foi lapidado pelo treinador santista quando dirigiu o meia no Goiás. Tal fato não foi esquecido por Marcelo Oliveira, que mais tarde, levou o jogador para o time celeste.
- Um episódio que me lembro aconteceu em 2012, quando estava no Coritiba. O Goiás foi jogar uma partida em Curitiba e treinou no nosso CT. Aproveitei para bater um papo com e Enderson, e ele me contou sobre o Goulart. Teceu muitos elogios ao futebol dele.
Passado o tempo, acabamos nos interessando e o levando para o Cruzeiro, e ele se tornou um jogador importantíssimo para o nosso grupo. Sempre admirei a forma de trabalhar dele (Enderson Moreira), pela dedicação, o estilo estudioso e o relacionamento com os profissionais envolvidos – disse Marcelo Oliveira.
Os treinadores se conheceram entre 2004 e 2005. Enderson era o treinador do juvenil do Galo, enquanto Marcelo dirigia o time júnior. Na Copa do Brasil, o atual técnico cruzeirense levou o Coritiba a duas finais da competição, em 2011 e 2012, e o comandante santista alcançou as semifinais do torneio em 2013, dirigindo o Goiás, e repete o feito neste ano, pelo Peixe.
Enderson Moreira destaca estilo ofensivo do treinador cruzeirense, que já rendeu o título Brasileiro (Foto: Marcos Ribolli)
- Tive a oportunidade de trabalhar com o Marcelo Oliveira e, desde aquela época, ele já mostrava as credenciais ofensivas que implantou com muito sucesso nesse time do Cruzeiro. As maiores provas desse trabalho consolidado e de qualidade são as conquistas do Campeonato Brasileiro no ano passado e do Mineiro deste ano, além de ter boas chances de ganhar novamente o Brasileirão. Compartilhamos de algumas ideias sobre futebol e o considero um dos amigos que fiz no nosso meio – falou Enderson Moreira.
Cruzeiro e Santos se enfrentam nesta quarta-feira, a partir das 22h (de Brasília), no Mineirão. A equipe mineira, que disputou a Libertadores, entrou na Copa do Brasil nas oitavas de final e eliminou Santa Rita-AL e o ABC-RN. O Peixe deixou pelo caminho Mixto-MT, Princesa do Solimões-AM, Londrina, Grêmio e Botafogo. O duelo mata-mata vale uma vaga na final com Flamengo ou Atlético-MG.