Gilvan de Pinho Tavares desconversa sobre possíveis reforços (Foto: Maurício Paulucci)
Fim de temporada. Hora de decisões dentro e fora dos gramados. Enquanto o Cruzeiro está briga pelo título do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, o planejamento para 2015 começa a ser realizado. Se a permanência do volante Henrique está encaminhada, não se pode dizer o mesmo do atacante Marcelo Moreno. E nomes que vêm se destacando no Brasileirão começam a despertar o interesse do Cruzeiro para a próxima temporada.
O atacante Leandro, da Chapecoense, e o lateral Carlinhos, do Fluminense, foram nomes elogiados pelo presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares. O dirigente, entretanto, disse que o assunto contratação só será discutido após o término da temporada.
- Não vamos atrapalhar a vida dos clubes (Chapecoense e Fluminense). São jogadores interessantes. Podemos perfeitamente ter interesse por esses atletas e até contar com eles para o futuro. Mas no presente não existe absolutamente nada em relação a esses jogadores.
O lateral Carlinhos é especulado no time celeste - mas também estaria na mira do Palmeiras e Atlético-MG. Desde o começo do ano, o jogador negocia a renovação de contrato com o Fluminense – o atual vínculo termina em 31 de dezembro. Não há acerto salarial, assim como existe divergência com relação ao tempo do novo acordo.
Carlinhos pode ter o Cruzeiro como destino em 2015 (Foto: Moysés Ferman / Fotos Flu)
- O clube dele está em plena disputa do Campeonato Brasileiro, com grandes possibilidades de ser um dos integrantes do G-4. O Cruzeiro está também em uma fase importante da competição, não é hora de a gente discutir isso em relação a atletas de outros clubes, nós temos que trabalhar no futebol com ética. Nós jamais faríamos isso com um clube co-irmão como o Fluminense em relação a um atleta que está sendo utilizado pelo time e que está disputando uma fase tão importante da competição – disse Gilvan.
Sobre Leandro, o atacante está emprestado até o final ao Chapecoense. O Cianorte-PR tem 50% dos direitos econômicos, enquanto o restante é de um grupo de empresários. O clube paranaense vem recebendo contatos de alguns clubes, mas nenhuma conversa evoluiu até agora.
Situzção de Moreno
Outra preocupação do Cruzeiro é o atacante Marcelo Moreno. O jogador está emprestado até o fim do ano pelo Grêmio e seria necessário desembolsar aproximadamente R$ 5 milhões para continuar com o boliviano. O clube gaúcho já manifestou interesse em repatriar o atleta.
- Marcelo Moreno é um jogador que pertence ao Grêmio e está emprestado ao Cruzeiro até dezembro. O futuro a Deus pertence. Vamos ver de dezembro para frente como vai ficar. A gente não conversa nesse momento, sobre a aquisição e transferência de jogadores. Tanto que temos interesse em Marcelo Moreno. Ele gosta do Cruzeiro e a torcida gosta dele. Mas não é hora de discutirmos, ainda mais com a imprensa, sobre a renovação ou não de contrato.