A torcida do Cruzeiro nunca gritou o nome de Enderson Moreira no Mineirão, mas o treinador do Santos, adversário da Raposa na semifinal da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Mineirão já levantou taça pelo time mineiro. A partida marcará o encontro do Cruzeiro com o ex-técnico de seu time júnior. Enderson foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2007. Naquele time, tinha o goleiro Rafael, hoje reserva de Fábio. Além disso, comandou Ricardo Goulart e Egídio no Goiás. Tem motivos de sobra para conhecer o Cruzeiro. Resta saber se conseguirá tirar tanta força da garotada como fez há sete anos, quando deu ao Cruzeiro seu único título da Copinha. Para ele, pegar o Cruzeiro nesta quarta será enfrentar o melhor time do Brasil.
- Vamos enfrentar o grande time do Brasil. Conheço bem, conheço a estrutura. Sei da qualidade do Marcelo Oliveira. São dificuldades enormes, mas o Santos tem grupo qualificado. Acho que vai ser um grande jogo, decisão interessante, espero conseguir um bom resultado - disse Enderson antes de iniciar a disputa contra o Cruzeiro.
Ele trabalhou na base do Cruzeiro em 2006 e 2007. Além da Copinha, venceu também o Brasileiro sub-20, entre outros torneios. Do grupo que teve nas mãos, vários jogadores se confirmaram como profissionais. Caso do atacante Guilherme, hoje no Atlético-MG, Maicon, zagueiro do Porto, e Paulinho Dias, do Atlético-PR. O goleiro Rafael, que não está à disposição para este jogo, lesionado, destacou a qualidade do ex-comandante.
- O Enderson foi um amigo que fiz quando foi meu treinador no júnior. Então mais que um técnico, é um amigo. Fomos campeões de várias coisas, entre elas a Copa São Paulo e Brasileiro sub-20. Considero um profissional espetacular pela forma de lidar com as coisas no dia a dia.
Ricardo Goulart fez sucesso junto com Enderson no Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Projeção
O meia Ricardo Goulart, que fez sucesso com o treinador na temporada de 2012, quando conseguiu com ele título e acesso à Série A com o Goiás, também comentou o reencontro com Enderson Moreira. Foi pelo desempenho que teve com o treinador no time esmeraldino que o camisa 28 chamou a atenção do Cruzeiro. Naquele ano, os dois foram campeões da série B, e Goulart o artilheiro do time.
- O Enderson é um grande profissional, conseguiu mostrar seu trabalho nacionalmente. O encontro vai ser bacana, e espero que o Cruzeiro possa sair vencedor - disse o jogador.