Orlando Scarpelli deve receber um bom público neste sábado (Foto: Cristiano Andujar/Getty Images)
Para dar mais um passo em busca do bicampeonato do Brasileiro, o líder Cruzeiro encara o Figueirense, em Florianópolis, neste sábado. Um rival casca grossa, principalmente diante do torcedor alvinegro. No Orlando Scarpelli, o time catarinense tem um retrospecto altamente positivo: nos últimos 10 jogos em casa, são cinco vitórias, dois empates e somente duas derrotas. Um aproveitamento de 60% dentro de casa que promete dificultar as ambições de um líder, que quer colocar fim a uma sequência de inconstâncias.
A partida válida pela 31ª rodada do Brasileirão inicia às 16h20 e, certamente, os olhos do futebol brasileiro estarão voltados para a capital catarinense. Na reta final, cada jogo se torna mais decisivo. Com sete pontos de vantagem sobre o vice-líder São Paulo, o time mineiro tem parada dura em Florianópolis, mas que se for superada, poderá ser um passo importantíssimo rumo ao bicampeonato nacional.
Por outro lado, o Figueirense espera manter a sua boa fase quando se trata de um jogo no Orlando Scarpelli. Nos últimos dez jogos, o time mantém 60% de aproveitamento. Por conta disso, a postura deve ser de ataque ao time mineiro, mesmo que seja o líder. Há o respeito, mas também a ambição do grupo de Argel Fucks, que espera ampliar sua vantagem do Z-4.
O Cruzeiro vem de deslize em casa. Ficou apenas no empate com o Palmeiras, por 1 a 1, na última rodada, mas manteve a diferença de sete pontos de vantagem na liderança do Brasileirão para o São Paulo, segundo colocado. O time mineiro quer repetir o que fez contra o Vitória, quando somou três pontos longe de seus domínios, colocando fim na série de três derrotas. A principal expectativa é pela participação de Ricardo Goulart. Ele voltou no último jogo, entrando no decorrer. Desta vez, volta a ser titular, após desfalcar o time por cinco jogos, com uma lesão muscular.
No primeiro turno o Cruzeiro goleou o Figueirense por 5 a 0, no Mineirão (Foto: Cristiane Mattos / Futura Press)
A TV Globo transmite a partida para Minas Gerais, menos Uberlândia e Ituiutaba. A narração será de Rogério Correa, com comentários de Bob Faria e Márcio Rezende. O canal Premiere também faz a transmissão para todo Brasil, com narração de André Lino e comentários de Paulinho Criciúma. O GloboEsporte.com acompanha os principais lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos a partir das 15h50.
Figueirense: o time tem três alterações em relação ao último jogo. Sem o volante Rivaldo, França assume uma posição no meio de campo. Na zaga e no ataque, duas novidade: Marquinhos e Mazola entram nos lugares de Nirley e Clayton. Assim, o Figueirense terá em campo: Tiago Volpi; Jefferson, Marquinhos, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Paulo Roberto, França, Marco Antônio e Giovanni Augusto; Mazola e Marcão.
Cruzeiro: O técnico Marcelo Oliveira confirmou uma mudança: Ricardo Goulart entra como titular, na vaga de Alisson, machucado. Mas o treinador celeste sinalizou com a possibilidade de outras mudanças, por desgaste físico. Porém, não deu pistas. A Raposa deve ter: Fábio; Mayke (Ceará), Dedé, Léo e Egídio; Henrique (Nilton) e Lucas Silva; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marquinhos; Marcelo Moreno.
Figueirense: Rivaldo, expulso contra o Grêmio, não joga. Guilherme Lazaroni, Leandro Silva, Jonatan Ponciano, Ciro, Ricardo Bueno e Luan estão no departamento médico.
Cruzeiro: O Cruzeiro perdeu o garoto Alisson no último jogo, com uma lesão muscular na coxa esquerda. Manoel segue de fora, com uma pancada na coxa. Júlio Baptista, Borges e Samudio também não jogam, pois ainda estão entregues à preparação física, após se recuperarem de lesão. Tinga é desfalque por mais tempo.
Figueirense: França, Marco Antonio, Marquinhos, Mazola, Vitor Júnior e William Cordeiro
Cruzeiro: Alisson, Ceará, Dagoberto, Egídio, Henrique, Léo, Marquinhos, Mayke, Samudio e Willian