Marcelo Oliveira e Dorival Júnior: duelo no Mineirão
O Cruzeiro já começa a fazer contas para festejar pelo segundo ano consecutivo o título do Campeonato Brasileiro. E dois fatores ajudam para que os torcedores celestes aumentem a empolgação. Nesta quarta-feira, às 19h30, no Mineirão, contra o Palmeiras, a Raposa inicia série de quatro partidas contra adversários que estão na parte de baixo da tabela de classificação - além do Verdão, o time do técnico Marcelo Oliveira terá pela frente Figueirense (fora), Botafogo (casa) e Criciúma (casa). Para melhorar a situação dos mineiros, os donos da casa contam os retornos de Ricardo Goulart (titular) e Dagoberto (reserva), recuperados de lesão. No Verdão, a baixa mais sentida será Valdivia, que viajou com a delegação para Belo Horizonte, mas terá de cumprir suspensão imposta pelo STJD após um acordo entre o departamento jurídico palmeirense e a Procuradoria.
Líder do Brasileirão com 59 pontos, o Cruzeiro entra em campo para manter a folga confortável na tabela (sete pontos para o vice-líder São Paulo) e continuar sua caminhada rumo ao título nacional pelo segundo ano consecutivo. A ideia da Raposa, dona do melhor ataque da competição, é vencer em casa e afastar de vez uma irregularidade que assombrava o clube nas últimas semanas – antes do triunfo contra o Vitória, no domingo, o time de Marcelo Oliveira vinha de três derrotas consecutivas.
Preocupado com as últimas colocações, o Palmeiras tenta recuperar o fôlego para se manter fora da zona de rebaixamento. Com 34 pontos, o time do técnico Dorival Júnior abre a rodada na 14ª posição, com quatro pontos de vantagem para o Botafogo, 17º colocado e primeiro integrante do Z-4. Após três vitórias consecutivas, o Verdão, dono da pior defesa do torneio, viu sua sequência positiva ser interrompida com a derrota no clássico para o Santos, no domingo.
Os canais SporTV e PFCI transmitem o duelo ao vivo para todo o Brasil. O GloboEsporte.com também acompanha as principais emoções da partida em tempo real e com vídeos exclusivos.
Cruzeiro: O técnico Marcelo Oliveira deve mexer em apenas uma posição para esta partida. Ricardo Goulart volta ao time, na vaga que foi de Marquinhos contra o Vitória. A Raposa terá: Fábio; Mayke, Dedé, Manoel e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Alisson; Marcelo Moreno.
Palmeiras: o técnico Dorival Júnior escondeu o jogo. Apesar de ter aberto a atividade para a imprensa, o que não vinha acontecendo na semana passada, ele optou por não dar nenhum coletivo na segunda-feira e na terça-feira. Com desfalques, o Verdão deve entrar em campo com Fernando Prass; João Pedro, Tobio, Nathan e Juninho; Washington, Victor Luis, Wesley (Bruno César) e Mazinho; Cristaldo e Henrique.
Cruzeiro: Borges, Júlio Baptista, Samudio e Alex estão liberados do departamento médico, mas ainda estão em fase de preparação física. Tinga segue se recuperando de cirurgia.
Palmeiras: Valdivia, suspenso pelo STJD, Marcelo Oliveira, por questões contratuais, e Lúcio, com dores na coxa esquerda, não enfrentam o Cruzeiro. Diogo está recuperado de lesão muscular, mas não foi relacionado. Allione, Rodolfo, Eguren e Wellington continuam fora.
Cruzeiro: Alisson, Ceará, Dagoberto, Henrique, Léo, Marquinhos, Mayke, Samudio e Willian Farias.
Palmeiras: Cristaldo, Henrique, Leandro, Valdivia e Wesley.