Manoel, zagueiro do Cruzeiro, festeja gol na vitória sobre o Palmeiras em São Paulo (Foto:Mauro Horita/Globoesporte.com)
Para vencer o Campeonato Brasileiro, uma das recomendações é não perder pontos para equipes que não estão na briga pelo título. Dica que o Cruzeiro vem cumprindo à risca. Depois de derrotar o Vitória, no domingo, em Salvador, o líder terá mais quatro jogos, em sequência, contra times que lutam contra o rebaixamento: Palmeiras, Figueirense, Botafogo e Criciúma. Para aumentar a expectativa da torcida em relação ao título nacional de 2014, o Cruzeiro venceu todos os sete jogos, disputados em casa, diante de equipes da parte de baixo da tabela.
No geral, o aproveitamento do líder é de 80% em jogos contra times que figuram do 11º ao 20º lugar na classificação do Brasileirão. Em 15 jogos disputados até agora, foram 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota, com 30 gols a favor e 13 contra. Confira o retrospecto cruzeirense diante das equipes:
Cruzeiro tem retrospecto favorável contra equipes da parte de baixo da tabela (Arte: GloboEsporte.com)
Cruzeiro tem retrospecto favorável contra equipes da parte de baixo da tabela (Arte: GloboEsporte.com)
Nesta quarta-feira, o Cruzeiro volta ao Mineirão para enfrentar o Palmeiras, às 19h30 (de Brasília), pela 30ª rodada do Brasileirão. Depois da equipe paulista, encara o Figueirense, em Florianópolis, e recebe Botafogo e Criciúma em casa. O confronto diante da Chapecoense, em Santa Catarina, será na penúltima rodada da competição. Três vitórias nos próximos jogos que terá em Belo Horizonte deixariam o time celeste perto do número de pontos que precisa atingir para ser tetracampeão do Brasileiro.
Com 59 pontos na liderança, a Raposa chegaria aos 71, três a menos do que precisou para garantir o título no ano passado, por exemplo. Por isso, somar nove pontos no Mineirão é essencial para o Cruzeiro colocar as mãos na taça de campeão.
A confiança na Toca da Raposa é grande, já que a equipe acredita que a pior sequência, com confrontos diretos na briga pelo título, passou. Afinal, o Cruzeiro enfrentou todos aqueles que poderiam ameaçá-lo na tabela. Agora tem pela frente times que estão na faixa intermediária da classificação do campeonato ou lutam contra o rebaixamento.
- O pior já passou, que eram confrontos com time brigando pelo título, G-4, Libertadores. Agora, a gente retoma a vencer fora de casa, e tem pela frente times que lutam contra o rebaixamento. Isso nos motiva, porque não temos mais confronto direto, mas ao mesmo não teremos facilidade em nenhum confronto. Mas são nesses jogos que o Cruzeiro tem que mostrar sua força, para mostrar que quer realmente o título – disse o volante Lucas Silva.
Se pelo menos conquistar os pontos em casa e os adversários mantiverem a distância de sete pontos para a liderança, o Cruzeiro poderá defender essa vantagem nas últimas cinco rodadas, quando vai disputar os dois jogos finais em casa: contra Goiás e Fluminense. Um desafio bem mais tranquilo para o time de Marcelo Oliveira.