Cruzeiro é o melhor mandante e também o melhor visitante nesta edição do Campeonato Brasileiro
Não houve período de instabilidade que tirasse o Cruzeiro da liderança do Campeonato Brasileiro. Desde a vitória por 2 a 0 sobre o Sport, pela sexta rodada, no dia 21 de maio, quando assumiu a ponta, o time de Marcelo Oliveira não largou mais a primeira posição do torneio. Nesta terça-feira, completam cinco meses de ‘reinado celeste’.
Nem no momento mais turbulento na temporada, após as derrotas seguidas para Corinthians, Flamengo e ABC - este último pela Copa do Brasil, o Cruzeiro foi verdadeiramente ameaçado. Sempre a Raposa manteve certa distância para o vice-líder. A menor diferença foi ainda no começo do campeonato, na oitava rodada, quando perdeu para o Corinthians, e viu a aproximação de Timão, Fluminense, Internacional e Goiás, que ficaram com um pontos a menos na tabela.
Já são 24 rodadas na ponta. Comparando com a temporada passada, o time celeste assumiu a primeira colocação de forma definitiva somente na 16 ª rodada - diferença de 10 partidas.
Na configuração atual do campeonato, o Cruzeiro (59 pontos) mantém uma vantagem de sete pontos para o São Paulo (52 pontos), atual segundo colocado. O próximo compromisso será nesta quarta-feira, às 19h30, no Mineirão, contra o Palmeiras.
Momentos delicados
O primeiro vacilo celeste que aproximou os concorrentes ao título ocorreu na oitava rodada. O Cruzeiro perdeu do Corinthians, fora de casa, por 1 a 0, e ficou estacionado nos 16 pontos. Fluminense, Internacional, Timão e Goiás estavam com 15 pontos.
Na 15ª rodada, reação importante. O Internacional venceu o Goiás (1 a 0), no sábado, no Serra Dourada, e assumiu a ponta provisória. No domingo, o Cruzeiro, pressionado, precisava bater o Santos. Goleou o time paulista (3 a 0) e continuou na liderança.
A derrota para o São Paulo, por 2 a 0, na 21ª rodada, deixou o time paulista com quatro pontos a menos que a Raposa. Contudo, já na rodada seguinte o Cruzeiro reagiu bem e venceu o Atlético-PR.
Partidas restantes do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro:
Cruzeiro x Palmeiras
Figueirense x
Cruzeiro
Cruzeiro x Botafogo
Cruzeiro x Criciúma
Santos x
Cruzeiro
Grêmio x
Cruzeiro
Cruzeiro x Goiás
Chapecoense x
Cruzeiro
Cruzeiro x Fluminense