A terceira pior defesa contra o melhor ataque do Brasileirão
Neste domingo, Vitória e Cruzeiro se enfrentam no estádio Manoel Barradas, às 18h30 (horário de Brasília), em um duelo de extremos. A partida, válida pela 29ª rodada da competição, marca o encontro do forte setor ofensivo celeste, com 51 gols marcados, contra a instável zaga do Leão da Barra, que tem 39 gols sofridos. Além disso, as equipes também estão em situações opostas na tabela. Líder do campeonato, o time mineiro luta pelo bicampeonato brasileiro. Já o Rubro-Negro está na 16ª posição e briga para se manter fora da zona de rebaixamento.
O Vitória vem de um bom momento no Campeonato Brasileiro: não perde há três partidas, com duas vitórias e um empate nos últimos jogos pela competição. O desempenho foi suficiente para fazer a equipe sair do Z-4. Contudo, a eliminação da Copa Sul-Americana na última quinta-feira, diante do Nacional-COL, dentro do Barradão, interrompeu a sequência de resultados positivos do Rubro-Negro e deixou a torcida apreensiva.
O Cruzeiro reencontra o adversário do título de 2013. Foi com um triunfo sobre o Vitória, no Barradão, no ano passado, que o time mineiro garantiu a taça do Campeonato Brasileiro. A atualidade é parecida, mas a situação é um pouco diferente. A Raposa é novamente líder da competição, tem grandes chances de faturar mais uma vez o título, mas vem em momento ruim. Perdeu os últimos três jogos, dois deles pelo Brasileirão, e tem mostrado queda de rendimento dentro de campo. Na quarta-feira, perdeu para o ABC, em Natal, e quase deu adeus à Copa do Brasil. Com o sinal de alerta ligado, o time mineiro joga a reação contra o rubro-negro baiano. Para isso, terá o retorno de seu principal jogador, o meia Éverton Ribeiro, que estava com a Seleção Brasileira.
Vitória: com o goleiro Gatito Fernández suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Ney Franco deverá mandar a campo a mesma equipe que foi derrotada na Copa Sul-Americana, com exceção do arqueiro. Com isso, o time titular em campo será: Wilson; Nino, Kadu, Roger Carvalho e Mansur (Juan); Luiz Gustavo, Richarlyson e Marcinho; Edno, Dinei e Vinícius.
Cruzeiro: o técnico Marcelo Oliveira terá a volta de Éverton Ribeiro. Além dele, Mayke, Lucas Silva, Marquinhos e Marcelo Moreno, que não jogaram contra o ABC, retornam. O treinador, no entanto, pode mudar a defesa, por conta dos erros nos últimos jogos. A Raposa deve ter: Fábio; Mayke, Dedé (Léo), Manoel e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Marquinhos, Éverton Ribeiro e Alisson; Marcelo Moreno.
Vitória: suspenso pelo terceiro amarelo, o goleiro Gatito Fernández não joga. Machucado, o meia Escudero está vetado para o duelo. Já o volante Cáceres e o atacante Guillermo Beltrán estão em fase de recondicionamento físico e ainda não tem condições de entrar em campo. O volante Neto Coruja, o lateral-direito Ayrton e o goleiro Gustavo também seguem fora.
Cruzeiro: o meia Ricardo Goulart segue de fora. Recuperado de uma lesão muscular, ele voltou aos treinos, mas ainda está em período de transição. Na mesma situação estão Júlio Baptista e Samudio. Nilton está suspenso; Borges, lesionado
Vitória: Danilo Tarracha, Edno, Escudero, Euller, José Welison, Mansur, Neto Coruja, Nino Paraíba, Vinicius, Willie e Wilson .
Cruzeiro: Alisson, Ceará, Dagoberto, Henrique, Léo, Marquinhos, Mayke, Samudio e Willian Farias.