Fotos: Nuno Guimarães/LightPress
Da Redação
Maikyson Coelho
Não foi fácil, mas o Maior de Minas garantiu a sua classificação para a semifinal da Copa do Brasil. Em duelo extremamente emocionante e equilibrado, o Cruzeiro abriu 2 a 0, mas, com o apoio da torcida, o ABC empatou e virou o placar no segundo tempo do confronto. Agora, a Raposa espera o vencedor do embate entre Santos e Botafogo, nesta quinta-feira, para conhecer o seu próximo adversário no torneio.
O time estrelado foi bem superior na primeira etapa da partida e conseguiu dois gols com Willian e Henrique. Com a necessidade de construir um placar favorável, o time potiguar se lançou totalmente ao ataque no segundo tempo e conseguiu marcar três gols com os jogadores Rodrigo Silva, Xuxa e Alvinho.
Garantido na próxima fase da Copa do Brasil, a equipe cinco estrelas volta a pensar no Campeonato Brasileiro, pelo qual enfrentará o Vitória, neste domingo, às 18h30, pela 29ª rodada. Líder, com seis pontos a frente do segundo colocado, o time azul segue em busca do quarto título da competição.
A partida
O jogo começou bastante equilibrado. O time da casa se lançava ao ataque, com o apoio da torcida, e deixava espaços para o contra-ataque cruzeirense. Em um deles, Alisson avançou pela ponta esquerda e cruzou, mas a zaga mandou para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, Egidio levantou a bola na cabeça de Nilton, que cabeceou firme no travessão da meta de Gilvan. Essa foi a primeira grande chance da noite, com sete minutos de partida.
Aos 11, o Maior de Minas chegou com perigo outra vez. Alisson, de novo ele, deu excelente passe para Borges. O atacante ajeitou e chutou de perna esquerda, mas a bola subiu muito e saiu sobre o gol adversário.
O ABC tentava abrir o placar, mas não conseguia criar jogadas contundentes, enquanto o Cruzeiro marcava bem e era mais eficiente quando ia ao ataque. Aos 30 minutos, Egidio cobrou escanteio, a bola rebateu na zaga e sobrou para Dedé. O zagueiro ajeitou e Willian finalizou de primeira, no canto direito, sem chances para o arqueiro potiguar. Cruzeiro 1 x 0.
Com 32 minutos, o time do Rio Grande do Norte tentou reagir. Em bola alçada na área, João Henrique ficou livre, de frente para Fábio. O jogador nordestino finalizou e a Muralha Azul fez excelente defesa. No rebote, João tentou chutar, mas Manoel chegou bem e mandou a bola para a linha de fundo, afastando o perigo.
Aos 39 minutos, os três jogadores participaram de outro lance importante. Fábio saiu do gol e tentou afastar a bola com um soco. Mas a redonda acabou nos pés de João Henrique, que finalizou para o gol vazio. Manoel, quase em cima da linha, salvou o Maior de Minas, novamente.
Dois minutos mais tarde, Alisson foi acionado e driblou o arqueiro do ABC. Sem ângulo, o meia lançou para o meio da área. A bola fez uma curva e entraria no gol, mas Henrique chegou para completar o lance e estufar a rede do rival. Cruzeiro 2 x 0.
Segundo tempo
A etapa complementar iniciou com dois lances polêmicos. Aos nove minutos, Willian recebeu pela ponta esquerda e driblou o zagueiro potiguar. Já dentro da área, o defensor não deixou que o cruzeirense continuasse na jogada e o derrubou. No entanto, o árbitro nada marcou. Dois minutos depois foi a vez de Alisson cair e pedir outro pênalti, mas, novamente, Daronco não assinalou a infração.
Aos 15 minutos, o lateral Madson fez boa jogada pela ponta e lançou na cabeça de Rodrigo Silva. O atacante testou no canto direito, a bola bateu na trave e parou no fundo das redes. ABC 1 x 2 Cruzeiro.
Quatro minutos mais tarde, Dedé se embolou com Patrick, dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti para os nordestinos. Na jogada, o meia estava impedido, o que tornou ilegal o lance. Mas Daronco não notou essa irregularidade e confirmou a penalidade. Xuxa foi para a cobrança e empatou o jogo. ABC 2 x 2 Cruzeiro.
Com 27 minutos, Sueliton se complicou e perdeu a bola para Neilton. O atleta celeste saiu na cara de Gilvan, mas finalizou mal, sem levar perigo à meta adversária. Treze minutos depois, aos 40, Alvinho recebeu dentro da área e de voleio fez o gol da virada nordestina. ABC 3 x 2 Cruzeiro.
Após virar o placar, o time da casa se empolgou e foi com tudo ao ataque. Aos 43, Xuxa bateu colocado no canto de Fábio, que espalmou para escanteio. Nos minutos seguintes, o ABC tentou de tudo para conseguir anotar mais um tento, mas não conseguiu.
Cruzeiro classificado para a semifinal da Copa do Brasil. O Tetracampeão da competição espera o vencedor do embate desta quinta-feira, entre Santos e Botafogo
ABC 3 X 2 CRUZEIRO
Motivo: Quartas de final da Copa do Brasil
Data: 15/10/2014 (quarta-feira)
Local: Arena das Dunas, em Natal-RN
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Gols: Willian, aos 30 e Henrique, aos 41 minutos do primeiro tempo; Rodrigo Silva, aos 15, Xuxa, aos 20 e Alvinho, aos 40 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Xuxa e Daniel Amora (ABC); Alisson, Dedé, Nilton e Fábio (Cruzeiro)
ABC:
Gilvan; Madson, Sueliton, Marlon e Samuel; Fabio Bahia, Daniel Amora, Patrick (Alvinho) e Xuxa; João Paulo (João Henrique) (Beto) e Rodrigo Silva.
Técnico: Moacyr Junior
Cruzeiro:
Fábio; Ceará, Dedé, Manoel e Egidio (Léo); Willian Farias, Nilton, Henrique e Alisson (Neilton), Willian e Borges (Marlone).
Técnico: Marcelo Oliveira