14/10/2014 10:32
Desafio do erro zero
Duas derrotas consecutivas do Cruzeiro, se não impedem a folga do time no topo da tabela, acendem na concorrência a chama da esperança na reta decisiva
Com quase três quartos dos jogos disputados, o Campeonato Brasileiro entra na reta decisiva prometendo emoções de sobra. Faltando 10 rodadas, esquentou de vez a briga pelo título, por vagas na Copa Libertadores e para evitar o rebaixamento, com praticamente todos os times ainda lutando por algum objetivo.
Goleado pelo Flamengo por 3 a 0 no domingo, o Cruzeiro viu a vantagem para o vice-líder, de novo o Internacional, cair de sete para seis pontos, mas segue em situação confortável, dependendo apenas dele para conquistar o tetra. Como perdeu duas partidas seguidas, abriu espaço para desconfianças. O próprio técnico Marcelo Oliveira deixou claro que é preciso ter maior mobilização da equipe para não correr riscos na reta final. “É um momento de indignação, de cobrança, mas também de dar força ao grupo. Construímos tudo com muito sacrifício e temos de cuidar melhor da nossa liderança, da vantagem que conquistamos”, alertou.
Pelas contas dos analistas de números, a Raposa continua a maior favorita ao título, chegando a 91,3% de probabilidades de levantar a taça, segundo o site Chance de Gol. Para o Infobola, os números chegam a 79%. Já o Departamento de Matemática da UFMG vê a equipe mineira com 74,5% de possibilidades de assegurar a conquista (confira arte).
Os concorrentes ao troféu agora parecem restritos a Internacional, São Paulo, Atlético, Grêmio e Corinthians. Derrotados na 28ª rodada, Santos e Fluminense ficaram mais distantes do primeiro lugar e precisam reagir para brigar por vaga no G4.
No caso do Atlético, pesa a seu favor o momento superior ao dos concorrentes. O Galo é o melhor time do returno, com 17 pontos (cinco vitórias e dois empates). O Inter vem logo a seguir, com 16. Já o São Paulo somou apenas 13 pontos, assim como Goiás e Bahia, que levam vantagem nos critérios de desempate, e o próprio Cruzeiro. Ou seja, quem bobear pode ficar de fora do G4.
“Não dá para saber o que vai ocorrer até o fim do Brasileiro. Todos os jogos devem ser parecidos ao contra o São Paulo (vitória por 1 a 0), com possibilidades para as duas equipes. Vamos pensar em um jogo de cada vez”, analisa o treinador alvinegro, Levir Culpi.
TURMA DE BAIXO Na luta contra a degola estão pelo menos 10 equipes, e mesmo, Goiás e Flamengo, fora desse grupo, não estão livres da ameaça da queda. Além do Bahia, Vitória e Palmeiras somaram no returno os mesmos 16 pontos do Inter.
O Botafogo, por sua vez, conseguiu sábado, diante do Corinthians, sua primeira vitória nesta segunda metade da competição. Por isso, continua sob o sério risco do rebaixamento, assim como o lanterna, Coritiba.
TIMES NA DISPUTA DO TÍTULO
6º – CORINTHIANS
Jogos que faltam:
Internacional (F)
Vitória (C)
Palmeiras (F)
Coritiba (C)
Santos (C)
Bahia (F)
Goiás (F)
Grêmio (C)
Fluminense (F)
Criciúma (C)
5º – GRÊMIO
Jogos que faltam:
Goiás (F)
Figueirense (C)
Coritiba (F)
Vitória (C)
Internacional (C)
Criciúma (F)
Cruzeiro (C)
Corinthians (F)
Bahia (F)
Flamengo (C)
4º – ATLÉTICO
Jogos que faltam:
Chapecoense (C)
Bahia (F)
Sport (C)
Atlético-PR (F)
Palmeiras (F)
Figueirense (C)
Flamengo (C)
Internacional (F)
Coritiba (C)
Botafogo (F)
3 º – SÃO PAULO
Jogos que faltam:
Bahia (C)
Chapecoense (F)
Goiás (C)
Criciúma (F)
Vitória (F)
Palmeiras (C)
Internacional (C)
Santos (F)
Figueirense (C)
Sport (F)
2º – INTERNACIONAL
Jogos que faltam:
Corinthians (C)
Flamengo (F)
Bahia (C)
Santos (F)
Grêmio (F)
Goiás (C)
São Paulo (F)
Atlético (C)
Palmeiras (C)
Figueirense (F)
1º – CRUZEIRO
Jogos que faltam:
Vitória (F)
Palmeiras (C)
Figueirense (F)
Botafogo (C)
Criciúma (C)
Santos (F)
Grêmio (F)
Goiás (C)
Chapecoense (F)
Fluminense (C)
2178 visitas - Fonte: Superesportes