logo

13/10/2014 20:33

Especialista analisa cinco times que vivem situações distintas a dez rodadas para o fim do campeonato

Especialista analisa cinco times que vivem situações distintas a dez rodadas para o fim do campeonato
Tristão Garcia faz uma análise de como estão cinco times na Série A do Brasileiro: Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Palmeiras e Botafogo. Na sua opinião, a Raposa continua com boa folga, embora tenha caído demais de produção. E que o seu favoritismo se acentua por causa dos vacilos dos concorrentes mais próximos. Para Flamengo e Corinthians ele dá uma dica: caso a Libertadores seja o foco, que eles pensem na Copa do Brasil como o caminho viável. Já Botafogo e Palmeiras precisam estar focados na fuga da degola. E que o Fogão tem de ter esperanças, já que o campeonato está muito embolado nos últimos lugares.

Cruzeiro tem média de rebaixado nas últimas seis rodadas, mas é franco favorito ao título

O Cruzeiro se comportou muito melhor do que os demais times, em especial no Primeiro Turno do Brasileiro. Porém, ninguém consegue manter uma excelência por dois anos. O curioso é que últimos seis jogos, ele teve média de rebaixado e acabou caindo de rendimento. E agora acumula duas derrotas seguidas. Só que os demais postulantes ao título correm contra o tempo. Mas isso não será fácil restando dez rodadas. Para se aproximarem do Cruzeiro, as equipes precisam torcer por três derrotas seguidas do líder, ultrapassar seu alto saldo de gols. Enfim, superar suas médias de pontos neste Brasileirão.

Há outra situação que ainda "ajuda" o Cruzeiro: as equipes vêm se revezando no segundo lugar. Isto criou outra situação à parte: à exceção da equipe mineira, todas as três vagas para a Libertadores estão em aberto. Não dá para dizer matematicamente quem está com a classificação encaminhada, restando poucas rodadas para o fim do Brasileirão e os clubes precisam se focar nisso. Por isso o Cruzeiro aparece com 79%, vendo o Internacional como o principal concorrente, mas bem lá atrás.

Muito me perguntam se o Corinthians é postulante à Libertadores. Matematicamente, sim. Mas o ideal para o Timão é que ele tentar chegar à Libertadores através da Copa do Brasil. Embora esteja próximo do pelotão da frente no Brasileirão, a equipe de Mano Menezes vem tendo uma dificuldade muito forte de pontuar. Estes tropeços podem comprometer na reta final da competição uma posição no G4, mesmo estando o clube paulista com 35% de possibilidades.

Entre os grandes que ainda correm riscos, destaco três situações.

A primeira é a do Flamengo. Ele tende a oscilar a cada rodada e está entre o céu, que é a Libertadores, e o inferno, o rebaixamento As chances de ir para a Libertadores são muito pequenas (só 1%) devido ao mau começo de Brasileirão, e a recuperação serviu apenas para deixá-lo em uma colocação intermediária. Sobre o rebaixamento, há 4% de chances. Mas o Flamengo tem diferenciais a seu favor. Vanderlei Luxemburgo, por exemplo, é um técnicos mais pontuadores do Brasileirão, é pouco provável que o Rubro-Negro não consiga fazer os nove pontos mínimos para deixar a equipe fora do rebaixamento. Por isto, o fim de ano deve ser tranquilo e se a Libertadores é uma meta, o melhor é que o Flamengo busque a vaga na competição sul-americana pela Copa do Brasil.

O outro é o Palmeiras. Matematicamente nunca chegou a uma situação de limite, desesperadora. E, agora, que conseguiu três vitórias consecutivas, praticamente garantiu sua permanência na elite do futebol brasileiro. Ao enfrentar o Botafogo, empurrou a equipe carioca para baixo e, o que é mais importante, arrancou ponto fora de casa. Caso ela não vencesse o Grêmio na rodada passada, talvez voltasse a ficar ameaçada. Porém, a equipe de Dorival Júnior mostrou seu bom desempenho e levou a melhor no Pacaembu e hoje corre um risco pequeno se comparado há três rodadas, com 13%.

Já o Botafogo precisa fazer uma campanha forte nesta reta final de Brasileiro. O ideal é que consiga vencer metade das partidas que restam e, além disto, arrancar alguns empates fora de casa . Após a vitória sobre o Corinthians, a equipe carioca tem de seguir o exemplo do Palmeiras e engatar uma sequência de vitórias consecutivas. O risco é grande, mas há tempo para recuperação.

Aliás, em relação à fuga pelo descenso, a situação está imprevisível. Nunca houve uma disputa tão acirrada para ficar longe da parte de baixo a esta altura do campeonato como a que vem acontecendo. É imprevisível garantir as quatro equipes que estarão fora da Série A em 2015 e isso pode ser observado na tabela. Do lanterna Coritiba para o 12º colocados, são cinco pontos de diferença. Em duas rodadas, tudo pode mudar.

2088 visitas - Fonte: Lance Net!




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 - -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 16:00 - Alfredo Jaconi
0 X 1
Juventude
Cruzeiro