A queda de rendimento do Cruzeiro é nítida em campo e pode ser também vista na classificação do returno do Campeonato Brasileiro. Depois de ser derrotado pelo Flamengo, por 3 a 0, no Maracanã (assista aos principais lances da partida no vídeo), o líder da competição tem 56 pontos na tabela de classificação geral, seis de vantagem para o Internacional, segundo colocado.
A Raposa ocupa o 12° lugar da tabela levando-se em consideração apenas os jogos da segunda fase da disputa (confira a classificação do segundo turno mais abaixo). O time mineiro está atrás de adversários que lutam contra o rebaixamento, como Vitória e Palmeiras. O aproveitamento é de 48,15%, bem abaixo daquilo que conseguiu no primeiro turno: 75,44%. O time do técnico Marcelo Oliveira precisa melhorar o rendimento para alcançar os 73 pontos, o "número mágico" para a conquista do título.
Com mais 10 jogos a realizar no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro precisaria de mais 17 pontos para assegurar o tetracampeonato nacional. Com mais cinco vitórias e dois empates, a equipe alcançaria os 73 pontos, pontuação que nunca duas equipes alcançaram em uma mesma edição do Brasileiro, na era dos pontos corridos. Mas o título, claro, poderia ser conquistado com uma pontuação inferior.
Para conquistar 17 pontos em 30 possíveis, a equipe celeste precisa ter um aproveitamento de 56% no returno. Na fase atual do campeonato, foram quatro vitórias, quatro derrotas e um empate – 13 pontos conquistados em 27 disputados até agora na segunda etapa do Brasileirão.
Na calculadora
A chance de o Cruzeiro levantar a taça do Brasileirão, que já foi superior a 90% após a vitória sobre o Internacional, diminuiu segundo os matemáticos. O site Infobola calcula em 79% a probabilidade de o time mineiro se sagrar campeão nacional.
Pelas contas do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), esse número está em 74,5%. O
Chance de Gol aponta que os cruzeirenses seguem com as mãos na taça, com 91,3% de possibilidade de levar o título do Brasileirão. As chances do Internacional, vice-líder, ficar em primeiro lugar são de 11% segundo o Infobola, 12,5% para a UFMG; e 3,9% nas contas do Chance de Gol. Segundos os mesmos cálculos, a probabilidade dos outros concorrentes levarem a taça fica abaixo de 6%.
Para matemáticos, Cruzeiro segue como favorito para chegar ao título do Campeonato Brasileiro (Foto: GloboEsporte.com)
Sequência
Nas duas últimas rodadas, a Raposa foi derrotada por Corinthians e Flamengo, deixando a vantagem na liderança cair para seis pontos em relação ao Internacional. Mas poderia ser pior, já que o São Paulo, se vencesse o Atlético-MG, diminuiria essa margem para quatro pontos.
A equipe continua a sequência contra adversários que lutam contra o rebaixamento. Depois de encarar o ABC-RN, na quarta-feira, pelas quartas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro terá pela frente Vitória, em Salvador; Palmeiras, no Mineirão; Figueirense, em Santa Catarina; Botafogo e Criciúma, em Minas Gerais.
Cruzeiro ocupa o décimo segundo lugar na classificação do returno do Campeonato Brasileiro (Foto: GloboEsporte.com)