13/10/2014 13:13
Sinal de alerta! Cruzeiro tenta fugir da ameaça à conquista do Brasileiro
Apesar de campanha oscilante no Segundo Turno, equipe nega que esteja abalada. Mesmo com queda de rendimento, especialistas ainda creem em volta olímpica da Raposa
Especialistas relembram que concorrentes ao título também vêm tropeçando (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
Por mais que o Cruzeiro siga firme e forte na liderança, com confortáveis seis pontos de vantagem sobre o vice-líder Internacional, o sinal amarelo foi aceso na Toca da Raposa. Campeã do trofeu Osmar Santos - prêmio concedido pelo LANCE! ao time de melhor campanha no Primeiro Turno, a equipe ocupa o modesto 11º lugar no Trofeu João Saldanha (troféu que o L! dá ao campeão do Segundo Turno).
São apenas 13 pontos, fruto de quatro vitórias, um empate e quatro derrotas, que somam 48% dos pontos disputados nos nove jogos desta metade final do campeonato.
- Estamos conscientes, temos de jogar melhor, jogar com intensidade e minimizar os erros. A doação que temos tido que tem feito a diferença, mas é plenamente corrigível porque temos um grupo maduro - disse o treinador Marcelo Oliveira.
Pela primeira vez nesta edição do Brasileiro, o time celeste terá de ser recuperar de duas derrotas consecutivas. Porém, a tônica entre os jogadores é de evitar o desânimo e se manter no rumo do título.
- Não serão duas derrotas seguidas que irão nos afetar - conclui o goleiro Fábio.
Só que a verdade indica uma tendência de queda. O futebol não é matemática, mas se seguir com a média de 48% dos pontos nos dez jogos que restam, o Cruzeiro, arredondando para cima, chega aos 71 pontos. O Internacional, tem 50 pontos e média de 59%, caso consiga melhorar esta marca para 73% nas últimas dez rodadas (22 pontos em 30), o ultrapassaria.
Por isso o sinal amarelo. Mas o Cruzeiro ainda é visto como o grande favorito, nos números e entre os jornalistas:
- O risco existe. Porém, considero pequeno. A situação do Cruzeiro ainda é confortavel. sem falar que apesar dos tropeços, os adversarios tambpém andam se complicando. ao meu ver o time sente um desgaste natural de reta final de temporada alem de sentir a falta de seus principais jogadores, everton ribeiro e Goulart - disse o jornalista Fabio Pinel, da CBN BH.
Na matemática, o Cruzeiro também segue bem cotado. responsável pelo site Infobola, o matemático Tristão Garcia coloca a Raposa com 79% de possibilidades de título, contra 11 do Internacional.
- Os demais times não só precisam ultrapassar os seis pontos de vantagem do Cruzeiro, mas também seu saldo de gols, que é muito alto em relação aos demais concorrentes. Além da necessidade de a equipe mineira perder três jogos, há um revezamento no segundo lugar. As outras três vagas para a Libertadores ainda estão em aberto - afirmou Tristão, ao LANCE!Net.
Resta saber se, nas quatro linhas, a Raposa comprovará todo o seu favoritismo.
2385 visitas - Fonte: LanceNet!