logo

13/10/2014 09:30

Falhas individuais têm prejudicado a campanha do líder Cruzeiro

Time comandado por Marcelo Oliveira tem campanha excelente, mas contabiliza erros de jogadores específicos nas seis derrotas que teve no Brasileirão

Falhas individuais têm prejudicado a campanha do líder Cruzeiro
Manoel e Dedé falharam diante do Flamengo no domingo (Foto: Marcelo Regua / Light Press)

Apesar da campanha excelente no Brasileirão, o líder tem tropeçado. O Cruzeiro sofreu com falhas individuais nos últimos dois jogos. Foram duas derrotas, quatro gols sofridos, todos em falhas de um ou outro jogador. Na derrota por 3 a 0 para o Flamengo, domingo, no Maracanã, por exemplo, foi a vez da defesa. Um gol contra de Dedé, um desentendimento entre Fábio e Manoel e outra falha de Manoel. Foi assim em todas as seis derrotas do time comandado pelo técnico Marcelo Oliveira: sempre, pelo menos, com uma falha individual em um dos gols sofridos.

Apesar dos erros, o Cruzeiro ainda é o líder isolado da competição, com seis pontos de diferença para o segundo colocado. Na avaliação dos críticos, joga o melhor o melhor futebol do Brasil na atualidade. Marcelo Oliveira admite que falhas individuais têm prejudicado a equipe, mas acredita que o momento não é para se responsabilizar ninguém. Mas, sim, de unir forças para voltar a vencer.

- Nós doamos os gols. Aconteceu no clássico (contra o Atlético-MG), no jogo contra o Corinthians e agora. Foram lances decisivos. Quando leva-se gols dessa forma, quando você tem mais posse de bola, mais finalizações e leva-se o gol é ruim. Quando estávamos apertando, tendo mais mobilidade, levamos o segundo gol do Flamengo, que tem muito mérito e buscou a vitória. Pecamos muito. É um momento de indignação, mas de dar força para o grupo.

O comentarista da TV Globo Minas, Bob Faria, acredita que as falhas são naturais, principalmente em um time tão competente no aspecto coletivo. No entanto, elas acabam ficando em maior evidência devido ao fato de o Cruzeiro ser o time modelo do momento.

- Eu acho que o nível técnico do Cruzeiro como conjunto é tão alto que, quando as falhas individuais aparecem, e elas são naturais, elas ganham uma proporção muito grande. Coletivamente, o Cruzeiro é muito acertadinho, marcação bem feita, não deixa espaços, e quando acontece uma falha individual, os adversários aproveitam e os gols saem. É questão de parâmetro. Imagine uma parede toda detonada e quebrada, as imperfeições não são tão observadas. Agora, em uma parede limpa, e bem pintada, qualquer rachadura chama atenção. As falhas estão acontecendo, mas não acredito que não seja displicência ou excesso de confiança.

O Cruzeiro está na liderança com 56 pontos, seguido pelo Internacional, que tem seis a menos, e pelo São Paulo, com 49. Esta semana, o time vira a chave e pensa em outra competição. Quarta-feira, onfrenta o ABC-RN, em Natal, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Com a vitória de 1 a 0 no primeiro jogo, a equipe de Marcelo Oliveira pode até empatar que se classifica para a semifinal. No domingo, volta às atenções ao Campeonato Brasileiro: enfrenta o Vitória pela 29ª rodada da competição nacional.

O GloboEsporte.com fez um levantamento com as falhas individuais do Cruzeiro nas derrotas no Campeonato Brasileiro. Confira:

ATLÉTICO-MG 2 X 1 CRUZEIRO

Na derrota para o Atlético-MG, no primeiro turno, o primeiro gol do Galo contou com a ajuda de Mayke, que se complicou e não conseguiu cortar o cruzamento de Alex Silva. A bola sobrou limpa para Marion que empatou o jogo.

CORINTHIANS 1 X 0 CRUZEIRO

A derrota para o Corinthians foi marcada por uma falha individual de Fábio. O goleiro, acostumado a salvar o Cruzeiro em diversas oportunidades, não segurou o chute fraco e de longa distância de Guerrero. O gol, aos 22 minutos do segundo tempo, deu a vitória para o Corinthians, por 1 a 0 no Pacaembu.

SÃO PAULO 2 X 0 CRUZEIRO
O Cruzeiro perdeu para o São Paulo por 2 a 0, na 21ª rodada, no Morumbi. O primeiro gol, de Rogério Ceni, foi uma sequência de erros da defesa do Cruzeiro. Mayke saiu jogando errado e atravessou mal a bola, entregando-a no pé do adversário. Na sequência do lance, Ganso recebeu dentro da área e fintou Dedé. O zagueiro deu o bote de primeira e cometeu um pênalti infantil.

CRUZEIRO 2 X 3 ATLÉTICO-MG

Na derrota para o Atlético-MG, no Mineirão, o primeiro gol teve uma falha de Dedé. O zagueiro deixou a marcação de Carlos para tentar interceptação do cruzamento, sendo que Léo já estava no lance. Com isso, Carlos ficou livre, pegou o rebote e marcou o primeiro gol. No terceiro gol do Galo.

CRUZEIRO 0 X 1 CORINTHIANS

Contra o Corinthians ocorreu uma das falhas mais criticadas pelos torcedores. Aos 28 minutos do segundo tempo, Henrique tentou um passe de calcanhar no meio campo e acabou armando um contra-ataque para o alvinegro paulista. Na sequência do lance, Léo tentou dar o bote em Luciano, de carrinho, mas acabou recolhendo as pernas para não cometer pênalti. O atacante corintiano marcou e, com o gol, o Cruzeiro saiu derrotado no Mineirão.

FLAMENGO 3 X 0 CRUZEIRO

Contra o Flamengo, Dedé falhou aos 18 minutos de jogo, quando cortou uma bola para dentro do próprio gol. No segundo gol do Flamengo, Manoel e Fábio não se decidiram quem iria na bola: Canteros aproveitou-se da falha, passou pelo goleiro e mandou para o fundo do gol.

No terceiro, Manoel não acompanhou Gabriel, que foi o responsável por balançar as redes pela terceira vez para o time carioca.

2352 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 - -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 16:00 - Alfredo Jaconi
0 X 1
Juventude
Cruzeiro