12/10/2014 18:14
Defesa do Cruzeiro vive tarde de trapalhadas no Maracanã, Flamengo não perdoa e faz 3 a 0
Dedé, Fábio e Manoel falharam em lances capitais da partida no Rio de Janeiro
Canteros aproveitou bobeira de Fábio e Manoel para marcar o segundo gol do Flamengo no Maracanã
Uma tarde para ser esquecida. Essa deve ser a sensação dos jogadores do Cruzeiro depois da derrota para o Flamengo, por 3 a 0, no Maracanã. Erros capitais da defesa foram fundamentais na construção do placar elástico para o Rubro-Negro. É a primeira vez que a Raposa perde duas partidas consecutivas no Nacional, já que vem de placar adverso para o Corinthians. A derrota de outros concorrentes ao título minimizou o tropeço fora de casa, com exceção ao Internacional.
Dedé abriu a tarde de trapalhadas com um gol contra. Ele tentou cortar cruzamento de Alecsandro, tirou das mãos de Fábio, e mandou contra as próprias redes. No segundo tempo, Manoel e Fábio vacilaram e Canteros se aproveitou para marcar o segundo. Gabriel fez o terceiro ao receber livre na área, em falha de marcação.
Na próxima rodada, o time celeste tem outro compromisso longe de Belo Horizonte. O Cruzeiro vai a Salvador enfrentar o Vitória, que luta contra o rebaixamento. O Flamengo também será visitante, mas contra o Atlético-PR. Antes de pensar no Brasileiro, os dois clubes têm compromisso pela Copa do Brasil. O time mineiro vai a Natal pegar o ABC e os cariocas recebem o América-RN.
Primeiro tempo
O Cruzeiro começou o jogo com insistência nas bolas aéreas, em que ameaçava o gol de Paulo Victor. Porém, os erros de passe prejudicavam o desempenho ofensivo da equipe de Marcelo Oliveira. A aposta do Flamengo foi de marcar no campo de defesa e sair em velocidade.
A primeira chance clara no Maracanã foi dos cariocas. Canteros ganhou a dividida com Manoel e ficou livre na meia-lua, mas finalizou por cima. Quatro minutos mais tarde, o zagueiro Dedé falhou e marcou um gol contra: 1 a 0. A bola estava nas mãos de Fábio, mas o defensor se atrapalhou no corte e mandou para o fundo das redes.
O técnico Marcelo Oliveira tinha desfalques de peso, como Everton Ribeiro (na Seleção Brasileira) e Ricardo Goulart (lesionado). Com a instabilidade de Willian e Marlone nos últimos jogos, ele optou por mudar o esquema e escalar três volantes. A entrada de Nilton deu força na jogada aérea, e o meio-campista quase empatou em uma cabeçada perigosa.
Outra que esteve no quase, por duas vezes, foi Marcelo Moreno. Primeiro, o boliviano aproveitou a saída errada de Paulo Victor e tentou uma bicicleta, mas a defesa cortou. Minutos depois ele perdeu chance incrível, de cabeça, após Egídio escorar para ele na pequena área. A bola passou rente à trave do Flamengo.
O Cruzeiro tinha posse de bola, mas dificuldade para penetrar na área do adversário. O jeito foi tentar pelo alto. Manoel, também de cabeça, levou perigo à meta de Paulo Victor, aos 33 minutos.
O meia Everton, do Flamengo, esteve perto de contribuir em duas chances. Ele desperdiçou uma oportunidade clara de contra-ataque ao errar o passe para Alecsandro, que esperava livre na área. Depois, o jogador furou o arremate na grande área e a bola saiu pela linha de fundo. Ainda houve tempo para ele tentar mais um cruzamento contra o gol de Fábio, mas a defesa celeste cortou.
Segundo tempo
Para corrigir as dificuldades do primeiro tempo, Marcelo Oliveira optou por voltar com Willian no lugar de Nilton e seguir o quarteto ofensivo de outros jogos do Campeonato. Mesmo com a mexida, os cruzamentos continuavam a jogada mais perigosa da Raposa.
Depois de aceitar a pressão do Cruzeiro nos primeiros minutos, o Flamengo passou a atacar mais. E numa dessas investidas, o Rubro-Negro foi premiado com mais uma trapalhada da defesa celeste. Manoel protegeu mal, Fábio saiu inseguro, e Canteros ficou com a bola para marcar: 2 a 0 Flamengo.
Alecsandro foi garçom mais uma vez, mas o terceiro do Flamengo não foi contra. Gabriel pegou de primeira e guardou na meta de Fábio: 3 a 0. O Cruzeiro viveu tarde irreconhecível no Rio, com pouca objetividade, e muitas bolas aéreas.
O Flamengo administrou o jogo depois da vantagem ampliada. Em alguns contra-ataques, o time de Vanderlei Luxemburgo esteve próximo de aumentar a goleada.
Flamengo 3 x 0 Cruzeiro
Flamengo
Paulo Victor, Leo Moura, Marcelo, Wallace (Chicão) e Anderson Pico; Márcio Araújo (Muralha), Canteros, Cáceres e Everton; Eduardo da Silva (Gabriel) e Alecsandro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cruzeiro
Fábio; Mayke, Manoel, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Nilton (Willian); Alisson, Marquinhos (Marlone) e Marcelo Moreno (Borges)
Técnico: Marcelo Oliveira
Gols: Dedé (contra), aos 14 minutos; 2º tempo – Canteros, aos 11 minutos; Gabriel, aos 16 minutos
Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Maracanã,
Data: 12 de outubro, às 16h
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL- Fifa)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO – Fifa) e Fábio Pereira (TO - Fifa)
Amarelos: Cáceres, Marcelo (Flamengo); Nilton e Marquinhos (Cruzeiro)
1719 visitas - Fonte: Super Esportes