11/10/2014 16:17
Jovens de projeto social de JF disputam torneio na Toca da Raposa
Crianças e adolescentes do programa Bom de Bola enfrentam equipes de todo o país no Circuito Cruzeiro Base Forte. Jogos serão de domingo a segunda-feira, em BH
Programa incentiva prática do futebol na cidade
(Foto: Giancarlo Castegliani/Arquivo Pessoal)
Atletas do Programa Bom de Bola, desenvolvido em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, vão participar do “6º Circuito Cruzeiro Base Forte” de domingo a segunda-feira. O torneiro será realizado na Toca da Raposa 1, em Belo Horizonte, e vai reunir 48 equipes de todo o país. Estarão representados, além de Minas Gerais, os estados do Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal e Sergipe. A equipe do Bom de Bola contará também com reforços do Bonsucesso, Sport Club Juiz de Fora e Guaporé.
Criado em 1995, o Programa Bom de Bola tem 22 núcleos funcionando em Juiz de Fora, com aproximadamente 150 crianças em cada. O principal objetivo da iniciativa é promover a prática de atividade física meio do futebol e, consequentemente, tirar as crianças das ruas. De acordo com o coordenador do projeto, Giancarlo Castegliana, a competição em BH é uma boa oportunidade para os jovens jogadores integrarem a equipe de base do Cruzeiro futuramente.
- Representantes do Cruzeiro já estiveram em Juiz de Fora, fizeram uma peneira e pré-selecionaram alguns garotos. Destes, sete estão indo para uma segunda observação. Aposto muito em todos, sendo que dois deles estão sendo observados há mais tempo e tenho certeza que irão se destacar a nível nacional. Vamos torcer também para que os outros cinco mostrem suas qualidades e também sejam aproveitados - explicou o coordenador do projeto, Giancarlo Castegliani.
Todos os atletas são da categoria sub-13. Para Giancarlo, o torneio representa também uma oportunidade para os garotos trocarem experiências, pois no local estarão jogadores de todo o país.
- O convívio com outros atletas e o intercâmbio social também fazem parte do objetivo dos garotos . Além disso, é uma oportunidade de os meninos conhecerem o Centro de Treinamento de um grande clube, que é considerado um dos melhores do mundo.
Todos os atletas são crianças carentes, que precisam de um incentivo, de orientação e de uma oportunidade como essa para no futuro serem atletas de destaque. É extremamente gratificante para nós poder proporcionar isso a eles - destacou.
A primeira fase da disputa será no domingo. Na ocasião, os jogadores serão divididos em grupos de três times, classificando para a próxima fase o primeiro colocado de cada grupo. A equipe do Bom de Bola enfrentará os times do Bela Vista (Cláudio-MG) e Atleta em Foco (Contagem -MG). Também serão classificadas para as oitavas as três equipes com melhor índice técnico da competição realizada no domingo. Já na segunda-feira ocorrerão as oitavas, quartas, semifinal e final do torneio. O tempo de duração das partidas será de dois tempos de 15 minutos, sem intervalo.
1977 visitas - Fonte: Globo Esporte