11/10/2014 08:14
Com mais de 99% de chance de ir à Libertadores, Cruzeiro se programa para calendário do torneio
Competição ficará mais curta em 2015, mas clube não vê empecilho nas datas
Mais três vitórias e um empate devem garantir o Cruzeiro na edição da Copa Libertadores de 2015
O Cruzeiro é favorito ao título nacional, com vantagem de sete pontos na liderança e, obviamente, a cada rodada também se aproxima de garantir um lugar na Copa Libertadores'2015. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a Raposa tem 99,4% de chances de jogar a principal competição sul-americana no próximo ano. O clube celeste soma 56 pontos e as estatísticas apontam 66 como média de classificação.
A Conmebol marcou o sorteio da fase de grupos da próxima edição no dia 2 de dezembro. O Cruzeiro já está de olho no cronograma de 2015, pois o calendário será mais apertado e haverá necessidade de preparar o time para o Campeonato Mineiro e o Campeonato Brasileiro.
Segundo o gerente de futebol Valdir Barbosa, o primeiro semestre será mais fácil de administrar por causa do tempo enxuto de disputa do Estadual. “Para o Campeonato Mineiro, nós temos muitas quartas-feiras vagas. Se você começar antes ou depois, não altera muita coisa. Temos vaga no calendário do primeiro semestre. Temos conhecimento, agora, se houver coincidências de data, é o problema. Depois que sai no papel é que fica difícil mudar”, disse ao Superesportes.
A fase de grupos da Libertadores deve começar em meados de fevereiro, depois do início dos principais estaduais do país. Assim como aconteceu este ano, a competição será paralisada depois das quartas de final, no fim de maio, para a disputa da Copa América. Ao contrário da Conmebol, a CBF não dará uma pausa no Brasileiro e os times com jogadores convocados para a Copa América ficarão prejudicados.
A tendência é que os clubes brasileiros classificados para a Libertadores mesclem o time dos estaduais, como aconteceu em várias oportunidades. O fato de ter o elenco grande é uma vantagem para a Raposa, mas o clube terá também que controlar suas peças durante o início do Nacional.
Questionado se a possível ausência de Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, nomes lembrados por Dunga, poderia ser um problema em 2015, o dirigente celeste minimizou o fato. “Se o time continua jogando, você continua em situação normal de jogo. Não vejo problema em um parar e outro não (diferença entre Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores).
Confira o calendário da Copa Libertadores (divulgado no site da Conmebol):
Sorteio da fase de grupos: 2 de dezembro de 2014
Primeira fase (Pré-Libertadores): 4 a 11 de fevereiro
Fase de grupos: 18 de fevereiro a 22 de abril
Oitavas de final: 29 de abril a 13 de maio
Quartas de final: 20 a 27 de maio
(Pausa para a Copa América)
Semifinais: 15 a 22 de julho
Finais: 29 de julho e 5 de agosto
2979 visitas - Fonte: Superesportes