Além de Gil e Elias, que jogam atualmente pelo Corinthians, Dunga convocou quatro jogadores que surgiram nas categorias de base do clube paulista para os amistosos contra a Argentina, neste sábado, no Superclássico das Américas, e Japão, em Cingapura, no dia 14: o lateral-esquerdo Dodô, os meias Willian e Everton Ribeiro e o zagueiro Marquinhos, que acabou cortado por lesão e deu lugar a Juan Jesus.
Curiosamente, porém, nenhum dos quatro conseguiu brilhar na equipe profissional do time de Parque São Jorge. Também revelado no chamado "terrão" do clube, o gerente de futebol profissional do clube, Edu Gaspar, falou sobre as dificuldades encontradas por jovens jogadores no time principal.
- Problema de infraestrutura, momento econômico do clube, que às vezes está bem e faz contratações e (falta de) paciência com seus devidos atletas - listou o ex-volante.
Desta lista, Willian (26 anos) e Everton Ribeiro (25 anos) são os mais velhos. As saídas de ambos do clube, porém, foram diferentes. Em crise financeira em 2007, no ano da queda para a Série B, o Corinthians negociou o primeiro com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por mais de R$ 30 milhões poucos meses após a estreia dele pelo profissional. Hoje, o jogador atua no Chelsea, da Inglaterra. Já Everton foi emprestado ao São Caetano, onde ficou por quase três anos, e depois acabou vendido ao Coritiba em 2011, após não ser aproveitado pelo técnico Tite, que nem sequer o relacionava para os jogos.
- Era um período difícil. A filosofia lá mudou um pouco, de usar menos a base e contratar mais - conta Everton, eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2013 e ainda hoje um dos pilares do Cruzeiro, líder da competição.
Casos mais recentes, Dodô (22 anos) e Marquinhos (20 anos) seguiram para o Roma em 2012, por completa falta de espaço na equipe profissional. Emprestado ao Bahia, onde sofreu uma lesão séria no joelho, o lateral voltou ao Corinthians nos meses finais de contrato e foi embora.
- O Corinthians era um time com muitos jogadores de nome e meu espaço acabou sendo pouco. Então fui buscá-lo no Bahia, onde tive um pouco mais - relembra o garoto, que chegou a ser reserva de Roberto Carlos no Timão e que hoje atua na Inter de Milão.
Já o zagueiro, última grande revelação do clube, fez alguns jogos pelo profissional, chegou a ser relacionado nos jogos da Libertadores, mas optou por aceitar a proposta de empréstimo do time italiano. Comprado no fim daquele ano, acabou sendo vendido ao PSG, da França. O presidente do Timão, Mário Gobbi, se mostra arrependido com a negociação do zagueiro.
Hoje, com Mano Menezes, alguns garotos treinam junto com os profissionais no CT Joaquim Grava, mas apenas Malcom, atacante de 17 anos, tem sido aproveitado. Em boa fase, o garoto é titular ao lado de Paolo Guerrero e já marcou um gol no Brasileirão.
Dodô deixou o Corinthians após o fim do contrato, em 2012 (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)