logo

9/10/2014 09:50

Longa novela acabou em oito minutos

Longa novela acabou em oito minutos
Uma simples cirurgia para extração dos meniscos do joelho direito virou autêntica novela no Cruzeiro em setembro de 1976. O lateral-direito Nelinho precisava ser operado, mas sucessivos adiamentos causaram muita polêmica e até boatos sobre a saúde do jogador. No dia 19 daquele mês, o Estado de Minas publicou a reportagem “A operação de Nelinho virou uma preocupação”. O texto começava com uma indagação: “Afinal, o que há com Nelinho?”.

O clube afirmava que o atraso era causado pela demora nos exames pedidos pelos médicos. O atleta garantia não estar com medo da operação. “Mas a torcida está preocupada, achando que sem Nelinho o time não é o mesmo e até imaginando que todo este mistério em torno de uma cirurgia, tão simples hoje em dia, esconde algo de grave”, relatava o EM.

O craque se contundiu na derrota por 3 a 1 para o Athletic de Bilbao, em Madri, em 19 de agosto – mas, desde o ano anterior, ele reclamava de dores no joelho. A preocupação maior era com o Mundial Interclubes, contra o Bayern, no fim do ano. “Mais do que ninguém, sei que quanto mais demorar, mais tempo também demorarei a voltar, e quero jogar logo”, dizia o lateral. Uma possível explicação para o atraso era a morte do armador mineiro Geraldo, do Flamengo, em 26 de agosto, em consequência de choque anafilático durante operação simples para extração das amígdalas. Os exames pré-operatórios passaram a ser mais exigentes, e Nelinho também teria se impressionado com a morte do rubro-negro.

NOVO ADIAMENTO Em 30 de setembro, o EM anunciou que finalmente a cirurgia ocorreria no dia seguinte, comandada pelo médico do clube, Ronaldo Nazaré. O ídolo foi internado no Hospital Felício Rocho e todos os exames feitos deram resultados normais. A previsão era de que ele estaria liberado para jogar em 40 ou 45 dias. Uma forte amigdalite, porém, adiou o procedimento, já com o paciente internado. Surgiram boatos de que o atleta tinha grave problema circulatório. “Nelinho não tem outra coisa que não seja uma amigdalite aguda. O que disseram em contrário não passa de boato”, garantiu o médico celeste. “Apenas uma dose de azar muito grande tem impedido a operação.”

Finalmente, em 4 de outubro, Nelinho foi operado. A cirurgia durou não mais do que oito minutos, e a previsão de retorno baixou para 30 dias. “Foi extraído apenas o menisco externo, que tinha um cisto desde que Nelinho nasceu”, explicou Ronaldo Nazaré. A mãe do jogador, Rosa, veio do Rio para acompanhá-lo. O filho voltou a atuar em 13 de novembro, em amistoso com o América-RJ (0 a 0), em Governador Valadares, e participou dos jogos do Mundial contra o Bayern.

2700 visitas - Fonte: Superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 - -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 16:00 - Alfredo Jaconi
0 X 1
Juventude
Cruzeiro