Marcelo Olliveira e Mano Menezes comandam Raposa e Timão (Foto: Editoria de Arte)
Apenas três times conseguiram vencer o líder Cruzeiro nesta edição do Campeonato Brasileiro: Atlético-MG (duas vezes), São Paulo e o Corinthians, adversário da Raposa nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Mineirão, pela 27ª rodada da competição. Inspirado no triunfo do primeiro turno, no Canindé, em São Paulo, o Timão busca repetir o bom desempenho contra equipes do G-4 na competição nacional. Já a equipe mineira, ainda isolada na ponta da tabela, com 56 pontos, tenta manter uma sequência positiva e fazer a "dobradinha" após superar o vice-líder Internacional, que tem 47, no último sábado.
O desempenho do Cruzeiro como mandante ajuda a explicar a grande vantagem que os mineiros têm em relação ao segundo colocado. Em casa, a Raposa ganhou 11 vezes, empatou uma e perdeu uma. A confiança aumenta se for levado em conta o desempenho do Corinthians em seus últimos jogos como visitante: perdeu para Figueirense e Atlético-PR. Por outro lado, os paulistas tentam fazer valer as boas apresentações contra concorrentes diretos: na sétima colocação atualmente, com 43 pontos, a equipe de Mano Menezes já venceu todos os times que estão no G-4: Cruzeiro, Inter, São Paulo e Atlético-MG. Caso repita a dose contra o time mineiro, o Timão tem chance de voltar ao grupo dos quatro melhores. Para isso, precisa também torcer contra Grêmio e Atlético-MG.
A TV Globo transmite a partida para Porto Alegre, Florianópolis, PR, SP, MG (menos Belo Horizonte e Juiz de Fora), GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PB, CE, MA e DF (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba). O Premiere exibe o jogo para todo o Brasil (com Bachin Júnior e Wagner Vilaron). O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.
Cruzeiro: o técnico Marcelo Oliveira ainda não confirmou o substituto de Éverton Ribeiro. Marlone, Dagoberto, Alisson e até o volante Nilton são possibilidade para a vaga. Essa é a única dúvida. A Raposa deve ter: Fábio; Mayke, Manoel, Léo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Marquinhos, Marlone (Alisson) e Willian; Marcelo Moreno.
Corinthians: o técnico Mano Menezes pode não contar com Ralf, que é dúvida por ainda sentir dores no joelho direito, e o único primeiro volante à disposição é Guilherme Andrade. Felipe, Bruno Henrique e Ángel Romero devem substituir os convocados Gil, Elias e Guerrero. A provável escalação do Timão para o jogo no Mineirão é a seguinte: Cássio; Fagner, Anderson Martins, Felipe e Fábio Santos; Ralf (Guilherme Andrade), Bruno Henrique, Petros e Renato Augusto; Malcom e Romero.
Cruzeiro: Dedé está suspenso; Ricardo Goulart, machucado; e Éverton Ribeiro, a serviço da seleção brasileira. Além deles, Júlio Baptista, Tinga e Samudio seguem machucados.
Corinthians: Gil, Elias, Lodeiro e Guerrero (convocados para amistosos pelas respectivas seleções) e Walter (corte no dedo mínimo da mão esquerda).
Cruzeiro: Alisson, Ceará, Dagoberto, Léo, Mayke, Nilton, Samudio e Willian Farias.
Corinthians: Paolo Guerrero.