Ricardo Goulart e Eduardo Sasha são desfalques no jogo decisivo (Foto: Arte / GloboEsporte.com)
Para muitos, o Brasileirão 2014 será decidido neste sábado. É precipitado, mas compreensível. Depois que Cruzeiro e Internacional se enfrentarem, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, restarão doze rodadas para o término da competição. Na teoria, muita coisa pode acontecer, pois 36 pontos ainda serão disputados; na prática, muito pode ser decidido com o apito final no Mineirão. No encontro do líder com o vice-líder, uma vitória mineira coloca a equipe de Marcelo Oliveira com nove pontos de vantagem. No entanto, um triunfo gaúcho reduzirá a diferença para três pontos, uma vantagem que poderia acabar com mais uma rodada e deixaria o campeonato em aberto. Não, o Brasileirão não termina neste sábado. Mas será outro dependendo do vencedor da partida entre Cruzeiro e Internacional.
A semana do Cruzeiro mostra a importância da partida.O foco foi todo no Internacional, tanto que, na quarta-feira, contra o ABC, pela Copa do Brasil, Marcelo Oliveira poupou sete titulares, por conta do desgaste físico com a sequência de jogos. Ainda assim, perdeu Ricardo Goulart, com uma lesão na coxa. Ex-jogador colorado, e vice-artilheiro do Brasileirão, com 11 gols, o camisa 28 perdeu o jogo decisivo e uma vaga na lista de Dunga para os próximos dois jogos da Seleção. Maior rival nos últimos jogos, o desgaste físico incomoda menos, e a Raposa tem ainda a força de jogar em casa, onde ostenta um rendimento de dez vitórias, um empate e uma derrota.
Para vencer no Mineirão e reduzir a vantagem do líder para três pontos, Abel Braga, mesmo com desfalques importantes, garantiu que o estilo de jogar da equipe gaúcha não irá mudar: seguirá ofensivo. Apesar da importância do jogo, o treinador colorado evita encarar como uma final. Diz que o grupo vai, sim, com o intuito de vencer, mas respeitando o adversário e tirando o peso de "decisão" que se cria para o embate.
O Sportv transmite o jogo para todo Brasileiro, menos para Minas Gerais, que assiste pelo Premiere FC (com Milton Leite, Bob Faria e William Machado). O GloboEsporte.com acompanha todas as emoções da partida em tempo real, com vídeos, a partir das 16h30.
Cruzeiro: O time celeste perdeu o meia Ricardo Goulart de última hora, com uma lesão na coxa. O técnico Marcelo Oliveira ainda não confirmou o substituto, e ainda terá que torcer pela recuperação de Egídio, que também sente dores na coxa. A Raposa deve ter: Fábio; Mayke, Dedé, Manoel e Egídio (Ceará); Henrique e Lucas Silva; Éverton Ribeiro, Willian (Marlone), Marquinhos; Marcelo Moreno.
Internacional: As dúvidas estão do meio para a frente. Abel Braga comandou treino fechado na quinta-feira, e na sexta, com portões abertos, orientou jogadas de bola parada, sem revelar os titulares. Valdívia ou Alan Patrick podem substituir Eduardo Sasha, enquanto Rafael Moura entra no lugar de Wellington Paulo. O time pode ter Dida; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Wellington, Aránguiz, Alex, D'Alessandro, Valdívia (Alan Patrick ou Willians); Rafael Moura
Cruzeiro: A principal ausência é Goulart. Mas o time mineiro também não tem Alisson, que ainda se recupera de lesão muscular. Júlio Baptista, Samudio, Tinga, Eurico e Alan, desfalques há mais tempo, seguem fora.
Internacional: Wellington Paulista sentiu dores na coxa esquerda novamente e fica fora. Eduardo Sasha passou por cirurgia no tornozelo direito após sofrer fratura e não joga mais em 2014. Cláudio Winck, Wellington Silva e Jorge Henrique estão em fase final de recuperação após lesões. O goleiro Muriel se recupera de uma virose. Martín Luque, que passou por cirurgia no púbis, ainda não retorna e também é desfalque.
Cruzeiro: Alisson, Ceará, Dagoberto, Dedé, Léo, Nilton, Samudio e Willian Farias
Internacional: Cláudio Winck, Dida, Gilberto, Jorge Henrique, Paulão e Willians
Marcelo de Lima Henrique, do Rio de Janeiro, apito duelo do Mineirão (Foto: Editoria de Arte)