Everton Ribeiro vislumbra ampliar vantagem sobre o vice-líder (Foto: Araceli Souza/Agência Estado)
Para o Cruzeiro, uma vitória sobre o Internacional, no sábado, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, significará tranquilidade no Campeonato Brasileiro. Caso vença o time gaúcho, a Raposa abrirá nove pontos na liderança, restando doze jogos para o final do Brasileirão – sendo seis dentro de casa. Os jogadores celestes evitam tratar a situação como definitiva, mas admitem que um triunfo tornará a vida do Cruzeiro confortável na competição. Segundo o meia Éverton Ribeiro, o time cruzeirense encara todos os jogos do Brasileirão como finais, e mais ainda a partida deste sábado.
- Se a gente ganhar vai abrir nove pontos, são três jogos que eles têm que buscar. É uma margem muito grande. A gente fica ainda mais confiante. Mas vai ser um jogo muito difícil, e temos que estar atentos o tempo todo.
O Cruzeiro tem vários motivos para ter confiança. É o líder, com o melhor ataque, melhor saldo de gols, perdeu apenas uma vez dentro de casa e terá quase todos os titulares disponíveis. No entanto, o Colorado vem em melhor momento. Nos últimos cinco jogos, enquanto a Raposa perdeu dois e esbarrou em dois empates, o time gaúcho venceu quatro e empatou uma vez. A distância entre os dois clubes, que era de doze pontos na 20ª rodada, caiu pela metade, aumentando a importância do próximo confronto.
- A equipe do Inter é experiente, vem crescendo na competição. Temos que estar atentos para não ser surpreendidos dentro de campo. O Inter vem crescendo, está confiante, tem uma equipe forte, com excelente elenco, por isso que está brigando com a gente pela primeira colocação – afirmou Ribeiro.
O Cruzeiro, no entanto, mesmo com a derrota no clássico contra o Atlético-MG, tem números excelentes dentro de casa. Como mandante, foram dez vitórias, um empate e uma derrota. Além disso, já bateu o Colorado na competição: 3 a 1, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. O volante Lucas Silva, que não jogou aquela partida, pois estava com a Seleção sub-21, destacou que o resultado no primeiro turno pode ser um incentivo para o adversário.
- Até acompanhei aquele jogo enquanto estava com a seleção. Foi um grande jogo. Creio que eles vão vir com espírito de final, mordidos para ganhar do Cruzeiro, diminuir essa vantagem, mas não vamos deixar isso acontecer aqui, dentro de casa.
Com a Seleção sub-21, Lucas Silva não participou da vitória sobre o Inter no turno, em Caxias do Sul (Foto: Tayrane Corrêa)
Invencibilidade
Além da vantagem na liderança, o Cruzeiro tem uma invencibilidade para defender. Não perde para o Internacional dentro de casa, pelo Brasileirão, desde 1987. Neste período, foram 21 jogos, com 14 vitórias celestes e sete empates. Uma escrita que o volante Lucas Silva espera manter.
- Continuar esse tabu, que já é bom. Preservar ele vai ser importante. É praticamente um clássico contra o Internacional, principalmente por ser líder e vice-líder.
Últimos cinco jogos de Cruzeiro e Internacional pelo Brasileiro:
Cruzeiro:
São Paulo 2 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 0 Atlético-PR
Cruzeiro 2 x 3 Atlético-MG
Coritiba 1 x 2 Cruzeiro
Sport 0 x 0 Cruzeiro
Internacional:
Internacional 2 x 0 Botafogo
Sport 0 x 0 Internacional
Atlético-PR 0 x 1 Internacional
Internacional 3 x 0 Criciúma
Internacional 4 x 2 Coritiba