2/10/2014 15:54
CBF erra de novo e quase compromete partida da Copa do Brasil
Cruzeiro venceu o ABC no Mineirão
Um erro da CBF quase tumultuou o jogo entre Cruzeiro e ABC, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela Copa do Brasil. De acordo com a súmula da partida, a equipe do Rio Grande do Norte teria relacionado jogadores irregulares para o confronto, já que teria excedido o número permitido de transferências de mesmo clube para a mesma série. Acontece, no entanto, que não havia erro nenhum com o clube e todo elenco estava liberado.
Antes do início do duelo, o árbitro Pablo dos Santos Alves, do Espirito Santo, chamou o gerente de futebol do ABC para informá-lo. Cleber Romualdo de Melo, sabendo que não havia nenhum problema com o seu time, decidiu se responsabilizar e assinou o documento que avisava sobre as restrições.
"Houve erro do sistema da CBF. Nossa federação já verificou com a CBF e está tudo certo. Nem teria como ter nada de errado. Eu sabia que estava tudo OK, por isso me responsabilizei. Mas foi um susto quando falaram pra gente. A questão é que esse negócio de limite de transferências do mesmo clube para a mesma série só serve para o Brasileiro. Para a Copa do Brasil isso não tem nada a ver", afirmou Cleber, para o ESPN.com.br.
"O erro mais grosseiro foi do árbitro. A CBF nos falou que a orientação que foi dada aos árbitros é para que eles liguem para o setor do sistema da CBF e tenha a certeza que há alguma restrição. Depois disso, se confirmar que há algum problema, aí sim tem de chamar o dirigente para avisar. E aí, a gente poderia decidir se nos responsabilizaríamos ou não", completou, dizendo que vai mandar um comunicado para a Federação do Espirito Santos, para avisar sobre o erro do juiz.
Procurado, o responsável pelo departamento de competições da CBF, Manoel Flores, disse que não pode falar com a imprensa. A assessoria, no entanto, não atendeu às ligações.
O que diz a súmula:
"Houve um relatório de restrições no lançamento da relação de atletas da equipe do abc fc, no qual continha a seguinte informação: 'restrições do campeonato. clube excedeu o limite de atletas escalados transferidos de mesmo clube para mesma série e campeonato'. Informamos ao responsável da equipe do abc fc sobre o fato acima, sr. cleber romualdo de melo, gerente de futebol, e o mesmo se responsabilizou assinando o relatório de restrições, que está em anexo às documentações da partida".
3390 visitas - Fonte: Espn