Léo, zagueiro do cruzeiro, comemora gol (Foto: Washington Alves/Light Press)
Autor do gol que colocou o Cruzeiro na frente na disputa pela vaga para as semifinais da Copa do Brasil diante do ABC-RN, na última quarta-feira, o zagueiro Léo tem números que o ajudam a se credenciar para retomar a titularidade no setor defensivo do time. Em 20 jogos no time principal no Campeonato Brasileiro, ele marcou dois gols, sendo o jogador da posição que mais vezes marcou no campeonato. O gol marcado na Copa do Brasil foi o quarto dele no ano.
Mas os bons números de Léo não param por aí. Afinal, a função do zagueiro é impedir que a bola chegue no gol. Ele é o zagueiro do time que mais roubou bola: foram 29. Interceptou o ataque adversário 49 vezes, e tem uma média de acertos de passe de 82,9% (acertou 733 de 884). Para completar, ele é também um zagueiro que comete poucas faltas. Foram 16 no total, e apenas dois cartões amarelos ao longo dos 20 jogos. Um número baixo para um zagueiro. O jogador
- Sempre olho os números. Acompanho desde número de gols até scout de desarmes, faltas, cartões e número de partidas. Acho importante, pois me mostra o que venho fazendo dentro de campo durante as partidas.Realmente são excelentes números, com uma regularidade muito boa.
O jogador perdeu a posição para o zagueiro Manoel, que entrou como titular na partida contra o Coritiba, vencida pela equipe celeste por 2 a 1. Léo garante que quer voltar, mas entende a escolha do técnico Marcelo Oliveira.
- O Cruzeiro tem bons jogadores, e a escalação fica por conta do Marcelo (Oliveira). Estou fazendo o meu trabalho para jogar sempre. Eu vinha numa sequência muito boa de jogos, sempre com boas atuações. A mudança foi uma opção tática do técnico, e eu respeito a escolha dele. Mas continuo trabalhando forte, como sempre fiz, para voltar a ter uma sequência como titular. Nenhum jogador gosta de ficar de fora.
A disputa por uma vaga na defesa está próxima de ficar ainda mais acirrada. Já recuperado de lesão, Bruno Rodrigo deve voltar a disputar vaga no setor em breve. Léo não se preocupa, ele acredita que isso é algo bom para o time.
- É uma disputa muito boa. O Cruzeiro tem excelentes zagueiros e essa competitividade faz o time crescer, pois ninguém pode se acomodar. E isso não é só na zaga. Tem disputas em todas as posições. Acredito que por isso o Cruzeiro mantém uma regularidade incrível.
Zagueiro-artilheiro
O gol marcado por Léo na quarta não é importante apenas pela vantagem que dá ao Cruzeiro na disputa pela Copa do Brasil, mas também pela marca importante que o jogador atingiu com ele. Ao marcar, o jogador marcou pela 15ª vez vestindo a camisa do time celeste. Com isso ele chega ao segundo lugar do Ranking de zagueiros goleadores do Cruzeiro, dividindo a posição com Adilson Batista, Darci Menezes e Luizão.
- A nossa função é fazer com que o time não tome gols. Fazer gol é um algo a mais. E poder ajudar o cruzeiro a sair com a vitória é extremamente gratificante. Fico muito feliz. E é muito bom entrar para a História de um clube da grandeza do Cruzeiro. Não é tão fácil zagueiro fazer gol, ainda mais ficar marcado por um número tão expressivo de gols. Me sinto muito feliz com o feito.
É um momento de muita alegria – comemora Léo.
Confira os zagueiros que mais marcaram pelo Cruzeiro:
1º - Cris – 25 gols
2º - Adílson Batista, Darci Menezes Léo e Luisão – 15 gols
3º - Edu Dracena – 13 gols
4º - Ailton e Marcelo Batatais – 12 gols
5º - Bruno Rodrigo e Leonardo Silva – 11 gols
6º - Morais – 10 gols